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aqui a cena é manchete

segunda-feira, 5 de julho de 2010

comentário das idéias de Grotowski

Universidade Aberta do Brasil - UAB


Universidade de Brasília - UNB

Instituto de Artes - IdA

Licenciatura em Artes

Disciplina: História do Teatro II

Professor: Marcus Mota

Tutora: Dhenise de Almeida Celso Neto

Aluna: Eunice Sobrinho do Nascimento

Tarefa: comentário das idéias de Grotowski.





Leia os textos, faça suas anotações. Veja contra que tipo de teatro Grotowski se posiciona. Perceba o que ele propõe. Identifique os principais aspectos dessa proposta. E escreva um texto que expresse o que você entendeu a partir do estudo dos textos de Grotowski.





Fazendo uma analise das estratégias de Grotowski, pude assimilar que ele em vários momentos faz criticas contra a forma de apresentação teatral com muitos materiais, que pode chegar atrapalhar as performances do ator em cena. Ele observou de perto os métodos que era utilizado na formação do ator e na apresentação da cena, e por conhecer os resultados, apontou novos métodos de criatividade, porque na sua visão o teatro que ele considerou rico, seria rico de objetos e também de muitos defeitos.

Então buscou o teatro pobre porque valoriza mais as expressões corporais, excluindo os efeitos de itens que podem ser dispensados como, figurino, maquiagem, som, luz entre outros objetos que compõem uma cenografia teatral para outros autores. Tendo em vista que o teatro pobre se deve ao fato de ser composto por poucos detalhes do cenário visual e aprimorando, o próprio desenvolvimento do ator ao incorporar seu personagem, com seus gestos criativos que transmitir ao público sua mensagem a penas através dos movimentos do corpo.

Por mais que Grotowski defendesse o teatro pobre, não significava que fosses a falta de conhecimento ou questões financeira, pois ele possuía uma visão artística muito rica, porque ele se aprofundou nas teorias de vários autores, criando sua própria conclusão como o teatro precisava ser apresentado. Assim como stanislávski Grotowski também acreditava que o ator necessitava se entrega por completo na hora da encenação, envolvendo a parte física e psíquica, para que o público possa sentir a força da veracidade da trama em questão.

Para poder alcançar seus objetivos Grotowski teve como base “os exercícios rítmicos e Dullin, as pesquisas de Delsarte sobre as reações extrovertidas e introvertidas, o trabalho de Stanislávsk sobre as “ações físicas”, o treinamento biomecânico de Meirerhold, as sínteses de vakhtângov’’, entre outras técnicas que ele considerou importante, mas é possível perceber que sua maior relação esta nas teorias de Stanislávsk na valorização dos movimentos corporais e a totalidade sentimental, pois ele buscou se a fundamentar na profissionalização pessoal dos atores e deixando de lado os elementos complementarias.

Grotowski deixa claro que em sua concepção o ator é a peça fundamental que dá significado a todos os sentidos da cena, pois o corpo esta em primeiro lugar como sendo capaz de fazer transformações do cenário, através da criatividade mental e dos diversos movimentos físicos, é possível que o ator transforme “o chão em mar, uma mesa em confessionário, um pedaço de ferro em um companheiro animado”, fazendo com que o espectador entenda a linguagem corporal e venha se da conta da realidade que existe no palco, porque o ator em todos os momentos é aparte essencial dos espetáculos, mesmo quando ele não aparece na cena por traz dos figurinos esta seu talento.

Conforme Grotowski no seu texto em busca do teatro pobre precisamos, analisamos como são aplicadas as técnicas pessoais e cênica do ator como centro da arte do teatro e “abandonamos a maquiagem, os narizes postiços, as barrigas com enchimento - tudo o que o ator coloca no camarim antes do espetáculo de maneira pobre usando somente o próprio corpo e o oficio”, que para o autor a responsabilidade de todo sucesso da linguagem teatral esta do desempenho do autor e apara isso ele precisa esta preparado fisicamente e espiritualmente.

Quanto à questão dos ensaios para o ator ficar preparado para encenar Grotowski comenta que “Depende. Stanislavski freqüentemente ensaiava por um ano e chegou até a trabalhar na mesma coisa por três anos. Também Brecht trabalhava por longos períodos. Mas existe algo como a duração média. Por exemplo, na Polônia dos anos sessenta, o período normal de ensaios era de três meses. Para os jovens diretores que preparam seu primeiro ou segundo espetáculo, pode ser oportuno ter diante de si uma data definida para a estréia, dispondo de um com um período relativamente breve para os ensaios, por exemplo, de dois meses e meio. (...) se se trabalha em nome de Stanislávski, deve começar do mínimo que ele requeria: o tempo para os ensaios, a elaboração da partitura do ator e o trabalho no grupo. Ou então voltaras famílias de atores e fazer o espetáculo em cinco dias. Isso talvez seja melhor do que as suas misérias quatro semanas”.

Diante destas informações é possível identificar que Grotowski visava uma media de tempo para que o ator se auto- avaliasse nas preparações dos espetáculos, pois conforme o tempo de ensaio o ator pode esta fazendo novas descobertas, porque quanto mais tempo de ensaio, mais acrescenta sua capacidade de criatividade, tanto na parte profissional como pessoal. Para Grotowski “os ensaios não são apenas a preparação para a estréia do espetáculo, são para o ator um terreno em que descobri a si mesmo, as capacidades e ultrapassar seus próprios limites”.

No texto da companhia teatral á como veículo Grotowski diz; "Quando falo da Arte como veículo, me refiro a uma montagem cuja sede não está na percepção do espectador, mas nos atuantes. Não se trata de os diversos atuantes em acordo sobre qual será a montagem comum, não se trata de compartilhar uma definição qualquer do que farão. Nenhum acordo verbal, nenhuma definição; é através das próprias ações que é necessário descobrir como um se aproxima-se¬¬ - passo a passo, - daquilo que é o essencial(...). A arte como veículo é como um elevador muito primitivo: é uma espécie de cesto puxado por uma corda, com a ajuda do qual atuante se eleva rumo a uma energia sutil, para descer com ela até o corpo instintual.Essa é a objetividade do ritual.”

Então fica visível que o ator esta sempre em primeiro planos para Grotowski, dando idéia de desenvolvimento natural de cada momento da apresentação, que o corpo não esta em lugar de objeto pensante e sim, como ele representa a cena no espetáculo presente, embora precise esta concentrado corpo e mente.

Conforme Grotowski explica para o ator fazer uma boa apresentação ele não precisa somente se afligir por si mesmo, mas antes de tudo precisa se estruturar para sua apresentação conter começo, meio e fim, "assim trabalhamos nossa obra de arte: ação. O trabalho organizado como os ensaios têm oito a quatorze horas por dia, seis dias por semana e dura anos, de maneira sistemática."

No o texto de Melissa da silva Ferreira ela cita Grotowski “proporcionou ao seu grupo de trabalho uma experiência de isolamento, que num primeiro momento, como foi visto anteriormente, não foi um afastamento real da sociedade, mas a manutenção de uma ambiente favorável ao desenvolvimento pessoal, a criação de um mundo onde se criam valores e ética própria, onde se possa voltar o olhar para si mesmo.”

Portanto é possível compreender que para o autor o teatro pobre representa a perfeição, enquanto que o teatro rico em seu ponto de vista é o “teatro sintético” considerado como contemporâneo cheio de efeitos e “rico de defeitos”



Referencias: TEXTO GROTOWSKI I, Documento PDF

TEXTO GROTOWSKI II Documento PDF

TEXTO SOBRE GROTOWSKI Documento PDF

http://www.youtube.com/watch?

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