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segunda-feira, 5 de julho de 2010

fórun de fichamento de citação

tania:
Olá professora e colegas de curso aqui está meu fichamento de citação.

Fichamento de Citação

O artigo sobre a Arte-Educação no Brasil de Ana mãe Barbosa fala da arte nas escolas e suas realidades e expectativas para o futuro, falando do desenvolvimento da criatividade dos professores de artes. E que a apreciação artística e historia da arte com imagens é dificilmente colocada dentro de uma sala de aula. Por isso "O ensino tomará lugar sobre os seguintes princípios - liberdade para aprender, ensinar, pesquisar e disseminar pensamento, arte e conhecimento." E o artigo Teatro na Educação de Maria Clara Machado fala do teatro na educação: o teatro-jogo e o teatro-espétaculo que desenvolve a criatividade das crianças. Onde “Educar é fazer a criança abrir os olhos para o mundo que a rodeia e dar-lhe a possibilidade de se maravilhar com cada nova descoberta que ela mesma vai fazendo do mundo que a cerca”.

Arte-Educação no Brasil: realidade hoje e expectativas futuras:

Ana mãe Barbosa

"O ensino tomará lugar sobre os seguintes princípios (...). II - liberdade para aprender, ensinar, pesquisar e disseminar pensamento, arte e conhecimento."

“A idéia é que arte-educação esclarecida pode preparar os seres humanos, que são capazes de desenvolver sensibilidade e criatividade através da compreensão da arte durante suas vidas inteiras”. Outra idéia sustentada pelos mesmos cursos é que todas as atividades profissionais envolvidas com a imagem (TV, publicidade, propaganda, confecção, etc.) e com o meio ambiente produzido pelo homem (arquitetura, moda, mobiliário, etc.) são melhores desenvolvidas por pessoas que têm algum conhecimento de arte.

“Susana Vieira da Cunha apontou que, de acordo com sua pesquisa no Rio Grande do Sul, para os professores de arte instruídos, arte significa: intuição ou emoção e, como resultado, eles pensam que "arte-educadores não precisam pensar" e "arte é só fazer", excluindo a possibilidade de observação e compreensão da arte”.

“Nossa idéia de leitura da imagem é construir uma metalinguagem da imagem. Isto não é falar sobre uma pintura mas falar a pintura num outro discurso, às vezes silencioso, algumas vezes gráfico, e verbal somente na sua visibilidade primária”.

“Os professores de arte conseguem os seus diplomas mas eles são incapazes de prover uma educação artística e estética que forneça informação histórica, compreensão de uma gramática visual e compreensão do fazer artístico como auto-expressão”.
Teatro na Educação
Maria Clara Machado

“Educar É FAZER A CRIANÇA ABRIR OS OLHOS PARA O MUNDO QUE A RODEIA e dar-lhe a possibilidade de se maravilhar com cada nova descoberta que ela mesma vai fazendo do mundo que a cerca”. (pag. 1)
“Muito importante, na aplicação do jogo dramático, é a solução pessoal. Em cada situação dada, em cada história, mesmo com a solução pré-estabelecida pelo monitor, a criança deve encontrar a própria maneira de ver e sentir”. (pag. 3)


“Jogando-se inteira, numa representação dramática a criança está liberando anseios, fantasias, frustrações, desejos e sua visão do mundo”. (pag. 4)


“Num espetáculo bem feito há perfeito entendimento entre os anseios ainda desconhecidos da criança e a realidade inexplicável do mundo misterioso que a rodeia. O mistério teatral é justamente esta identificação profunda de cores, ritmos, música, movimento e palavra com a alma do espectador. (pag. 5)


“Antonin Artaud diz que teatro é poesia em movimento no espaço. O público espera este momento de poesia. E que público mais capaz, mais pronto para captar esta poesia solta no espaço que a criança? Se ela vive no mundo do faz-de-conta, transformar este faz-de-conta em realidade é tarefa de todo educador-criador”. (pag. 5)



Claudio:
Fichamento de citação




NO texto Arte-Educação no Brasil: realidade hoje e expectativas futuras de Ana Mae Barbosa. Desataca o sentido da arte é que a mesma é obrigatória nas escolas secundárias e que não foi uma conquista de arte-educadores brasileiros, mas uma criação ideológica de educadores norte-americanos que, sob um acordo oficial (Acordo MEC-USAID), reformulou a Educação Brasileira.
O importante é que essa lei estabeleceu uma educação tecnológicamente orientada que começou a profissionalizar a criança na 7ª série, sendo a escola secundária completamente profissionalizante. Compreendemos que o estudo das artes nos possibilita em primeiro lugar o desenvolvimento da criatividade.
Já o texto O Teatro Na Educação de Maria Clara Machado, relata os dois aspectos do teatro na educação, que são o Teatro-jogo e o Teatro Espetáculo e que ambos tem o mesmo foco que é o desenvolvimento e a criatividade, e o educador é o responsável pela criatividade e o desenvolvimento do aluno. Em fim educar no mundo das artes é fazer a criança abrir os olhos para o mundo que as rodeia.

Uma das varias partes que me chamaram atenção foi quando o texto fala que EDUCAR É FAZER A CRIANÇA ABRIR OS OLHOS PARA O MUNDO QUE A RODEIA e dar-lhe a possibilidade de se maravilhar com cada nova descoberta que ela mesma vai fazendo do mundo que a cerca.

Outra muito importante é quando a autora fala que muitas criança gostaria de descobrir um dia que dois e dois fazem cinco, só pelo prazer de descobrir sozinha uma coisa única. Educar não é fazer a criança abrir os olhos para um determinado saber, pré-estabelecido pelo professor, com soluções prontas que o aluno terá que forçosamente aceitar junto com todos os outros para o melhor funcionamento da sociedade e para o seu próprio bem.

Já do texto de Ana Mae Barbosa o que mais me interessou foi à parte que fala da Lei Federal que tornou obrigatório a artes nas escolas, entretanto, não pôde assimilar, como professores de arte, os artistas que tinham sido preparados pelas Escolinhas, porque para lecionar a partir da 5ª série exigia-se o grau universitário que a maioria deles não tinha. O Governo Federal decidiu criar um novo curso universitário para preparar professores para a disciplina Educação Artística criada pela nova lei. Os cursos de arte-educação nas universidades foram criados em 1973, compreendendo um currículo básico que poderia ser aplicado em todo o país.

Eunice:





Após fazer as leituras dos textos proposto da semana que aborda as questões do desenvolvimento da educação no Brasil, sobre o artigo Arte-Educação no Brasil, realidade hoje e expectativas futuras, apresentando o processo de desenvolvimento criativo dos professores de artes e do artigo teatro na educação de Maria Clara Machado que destaca os dois aspectos do teatro na educação, o teatro-jogo e o teatro-espetáculo, onde explicita a importância do desenvolvimento da criatividade, considerei importante ser discutido os seguintes tópicos de cada texto.







Arte-Educação no Brasil: realidade hoje e expectativas futuras de Ana mãe Barbosa







‘’Fora das universidades um movimento bastante ativo (Movimento Escolinhas de Arte) tentava desenvolver, desde 1948, a auto-expressão da criança e do adolescente através do ensino das artes. Em 1971 o "Movimento Escolinhas de Arte" estava difundido por todo o país com 32 Escolinhas, a maioria delas particulares, oferecendo cursos de artes para crianças e adolescentes e cursos de arte-educação para professores e artistas. ’’







‘’O Governo Federal decidiu criar um novo curso universitário para preparar professores para a disciplina Educação Artística criada pela nova lei. Os cursos de arte-educação nas universidades foram criados em 1973, compreendendo um currículo básico que poderia ser aplicado em todo o país. ’’







‘’A identificação da criatividade como espontaneidade não é surpreendente porque é uma compreensão de senso comum da criatividade. Os professores de arte não têm tido a oportunidade de estudar as teorias da criatividade ou disciplinas similares nas universidades porque estas não são disciplinas determinadas pelo currículo mínimo. ’’







‘’Eu não quero parecer apocalíptica em afirmar que 17 anos de ensino obrigatório da arte não desenvolveu a qualidade estética da arte-educação nas escolas. O problema de baixa qualidade afeta não somente a arte-educação, mas todas as outras áreas de ensino no Brasil. A atual situação da educação geral no Brasil é dramática. ’’







Teatro na Educação de Maria Clara Machado







“Facilitar este desenvolvimento é a tarefa de todo bom educador. Ora, a educação, ou melhor, a instrução que vínhamos adotando, até bem pouco tempo, não fazia outra coisas e não cercear a capacidade de criar.”







“Educar não é fazer a criança abrir os olhos para um determinado saber, pré-estabelecido pelo professor, com soluções prontas que o aluno terá que forçosamente aceitar junto com todos os outros para o melhor funcionamento da sociedade e para o seu próprio bem.”













“A criança tem a tendência normal de imitar espetáculos de televisão, cinema ou teatro. Isto não tem importância. Deixemos que ela mesma tenha a sua concepção “de como fazer”, que ela mesma tente imitar o que viu e gostou. Imitando, sem o auxílio da professora, ela estará ainda criando”.











“O teatro infantil do TABLADO é uma fonte constante de inspiração para as crianças. Cada peça montada pelo grupo é assunto para todo um ano de atividades de jogos dramáticos entre as crianças. Em 1971, não havia atividade dramática entre os alunos dos cursos do TABLADO que não contasse com bandidos e mocinhos, índios e canções, provenientes da história de TRIBOBÓ CITY (peça montada pelo TABLADO).”











“Talvez o homem esteja aperfeiçoando demais os “veículos” da comunicação e descuidando da mensagem. Apesar de todas as teorias intelectuais em moda a criança necessita de um “clima” para receber: o silêncio da sala, as luzes, a música. É necessário se recolher, estar atento. Ela não é um simples aparelho receptor de imagens e palavras vazias. A criança deve ser solicitada a participar ativamente de uma emoção total e não de uma competição esportiva”.

Luiz:
Olá a todos os colegas!!
















No primeiro texto o autor deixar bem claro que emoções são independentes da nossa vontade, assim ele afirma que isso seria o lado emocional de cada um de nós, que faz com que aconteça este momento emocional.







Este texto tem como principio abordar dois fatores fundamentais para o teatro, primeiro teatro-jogo e o teatro espetáculo, ambos mostra a mesma finalidade que é o desenvolvimento da criatividade do ator.







É muito bom sabe que a arte tem conquistado seu espaço na educação, ela tem sido uma matéria obrigatória em escolas primárias e secundárias do Brasil.







A arte vem sim desenvolvendo e mostrado a todos que ela faz parte da educação, que ela tem que ta presente no dia-a-dia da educação.















TEATRO NA EDUCAÇÃO







Maria Clara Machado















“Neste artigo vamos abordar dois aspectos do teatro na educação: o teatro-jogo e o teatro-espetáculo. Ambos com a mesma finalidade: desenvolvimento da criatividade. Facilitar este desenvolvimento é a tarefa de todo bom educador. Ora, a educação, ou melhor, a instrução que vínhamos adotando, até bem pouco tempo, não fazia outra coisas e não cercear a capacidade de criar. Pensava-se que para bem integrar um homem na sociedade bastava ensiná-lo a ser igual a todos os outros”







“Educar É FAZER A CRIANÇA ABRIR OS OLHOS PARA O MUNDO QUE A RODEIA e dar-lhe a possibilidade de se maravilhar com cada nova descoberta que ela mesma vai fazendo do mundo que a cerca. Esta capacidade, hoje, só o poeta conserva. O que é uma pena! Sensível para o mundo que descobre, a criança será também sensível para os outros homens, para as ciências, para as artes, para o prazer de viver”.

jecson:
Olá professora e amigos ..




Fazendo a leituras dos textos propostos nesta semana, pude identificar que, no texto Arte-Educação no Brasil: realidade hoje e expectativas futuras - Ana Mae Barbosa, podemos observar a importância e experiências que a arte tem para com a escola, sendo assim bem mais influente. Nele podemos ver as concepções que a arte tem para o futuro, com o intuito de cada dia crescer mais no desenvolvimento do professor de artes.

E no texto TEATRO NA EDUCAÇÃO de Maria Clara Machado, relata sobre o Teatro na Educação, tomando em si o teatro na vida das crianças e dos adolescentes, relatando características que influenciam no desenvolvimento dos mesmos, fazendo-as a mergulhar nas maravilhas e descobertas do mundo do Teatro.



Arte-Educação no Brasil: realidade hoje e expectativas futuras-Ana Mae Barbosa

“Artes têm sido uma matéria obrigatória em escolas primárias e secundárias (1º e 2º graus) no Brasil já há 17 anos. Isto não foi uma conquista de arte-educadores brasileiros mas uma criação ideológica de educadores norte-americanos que, sob um acordo oficial (Acordo MEC-USAID), reformulou a Educação Brasileira, estabelecendo em 1971 os objetivos e o currículo configurado na Lei Federal nº 5692 denominada "Diretrizes e Bases da Educação".”



“O sistema educacional não exige notas em artes porque arte-educação é concebida como uma atividade, mas não como uma disciplina de acordo com interpretações da lei educacional 5692. Algumas escolas exigem notas a fim de colocar artes num mesmo nível de importância com outras disciplinas; nestes casos, o professor deixa as crianças se auto-avaliarem ou as avalia a partir do interesse, do bom comportamento e da dedicação ao trabalho.”



"O ensino tomará lugar sobre os seguintes princípios (...). II - liberdade para aprender, ensinar, pesquisar e disseminar pensamento, arte e conhecimento."



“Nossa idéia de leitura da imagem é construir uma metalinguagem da imagem. Isto não é falar sobre uma pintura mas falar a pintura num outro discurso, às vezes silencioso, algumas vezes gráfico, e verbal somente na sua visibilidade primária.”



“Nossa concepção de historia da arte não é linear mas pretende contextualizar a obra de arte no tempo e explorar suas circunstancias. Em lugar de estar preocupado em mostrar a então chamada evolução das formas artísticas através dos tempos, pretendemos mostrar que a arte não está isolada de nosso cotidiano, de nossa história pessoal.”



“Apesar de ser um produto da fantasia e da imaginação, a arte não está separada da economia, política e dos padrões sociais que operam na sociedade. Idéias, emoções, linguagens diferem de tempos em tempos e de lugar para lugar e não existe visão desinfluenciada e isolada. Construímos a História a partir de cada obra de arte examinada pelas crianças, estabelecendo conexões e relações entre outras obras de arte e outras manifestações culturais.”



“Os professores de arte conseguem os seus diplomas, mas eles são incapazes de prover uma educação artística e estética que forneça informação histórica, compreensão de uma gramática visual e compreensão do fazer artístico como auto-expressão. Muito aprendizado seria necessário além do que a universidade vem dando até agora. Os professores reagem contra o que não estão preparados para ensinar.”



TEATRO NA EDUCAÇÃO



Maria Clara Machado



(...) “A educação, ou melhor, a instrução que vínhamos adotando, até bem pouco tempo, não fazia outra coisas e não cercear a capacidade de criar. Pensava-se que para bem integrar um homem na sociedade bastava ensiná-lo a ser igual a todos os outros. Não está muito longe a época em que, nas aulas de desenho, o aluno era obrigado a copiar cabeças de estátuas gregas ou figuras geométricas... Aquele que tivesse vontade de pintar uma árvore ou apenas borrar o papel era reprimido e se sentia marginalizado, diferente. Esta diferença, no entanto é que o fazia ÚNICO, diferente, no meio de outros diferentes, para que cada um sozinho pudesse procurar a própria solução, hoje para o desenho de uma árvore, amanhã para o próprio desenvolvimento.” (...)







(...) “Educar não é fazer a criança abrir os olhos para um determinado saber, pré-estabelecido pelo professor, com soluções prontas que o aluno terá que forçosamente aceitar junto com todos os outros para o melhor funcionamento da sociedade e para o seu próprio bem.”



“Educar É FAZER A CRIANÇA ABRIR OS OLHOS PARA O MUNDO QUE A RODEIA e dar-lhe a possibilidade de se maravilhar com cada nova descoberta que ela mesma vai fazendo do mundo que a cerca. ”(...)



“A aplicação do jogo dramático na terapêutica é assunto para psicólogos, mas é fácil verificar o que o jogo mostra das necessidades psicológicas da criança: desinibição, liberação da agressividade mal controlada, da falta de amor e da ânsia de viver! (...).”





“Muito importante, na aplicação do jogo dramático, é a solução pessoal. Em cada situação dada, em cada história, mesmo com a solução pré-estabelecida pelo monitor, a criança deve encontrar a própria maneira de ver e sentir.”



“Se o jogo dramático libera a criatividade, o espetáculo teatral alimenta esta criatividade. Um espetáculo de teatro bem feito é um estímulo inesgotável para a sensibilidade da criança. A emoção artística leva a criança a um mundo de fantasia e de sonho que corresponde ao que busca sua alma em desenvolvimento”. (...)





(...) “O mistério teatral é justamente esta identificação profunda de cores, ritmos, música, movimento e palavra com a alma do espectador. Antonin Artaud diz que teatro é poesia em movimento no espaço. O público espera este momento de poesia. E que público mais capaz, mais pronto para captar esta poesia solta no espaço que a criança? Se ela vive no mundo do faz-de-conta, transformar este faz-de-conta em realidade é tarefa de todo educador-criador. É difícil, nesta década de computadores provar a importância do espetáculo teatral bem feito na alma da criança. Não há estatística que mostre o maior ou menor grau de sensibilidade captado numa sala de teatro. Mas, para o observador sensível a transformação que sofre o pequeno público durante um espetáculo é inesquecível! E talvez esta seja a grande emoção do realizador.”



Abraço'S

tania:
Olá professora Cilene e colegas de curso






Olá Jecson muito interessante suas citações, principalmente pelas escolhas das frases, uma citação que me chamou muita atenção foi de Ana Mae Barbosa "O ensino tomará lugar sobre os seguintes princípios (...). II - liberdade para aprender, ensinar, pesquisar e disseminar pensamento, arte e conhecimento." Pois se o individuo disseminar esses princípios seu conhecimento fluirá cada vez mais, a liberdade para aprender fará com que o aluno se sinta mais confiável e exposto a novos métodos de ensinos, novas maneiras de aprender e conhecer novas técnicas, transmitindo conhecimentos e habilidades de novos aprendizados. “O único homem instruído é aquele que aprendeu como aprender, o que aprendeu a adaptar-se e a mudar, o que se deu conta que nenhum conhecimento é garantido, mas que apenas o processo de procurar o conhecimento fornece base para a segurança.” A partir desses fundamentos há todo processo de informação de conhecimento.



Outra Citação muito interessante é de Maria Clara Machado (...) “O mistério teatral é justamente esta identificação profunda de cores, ritmos, música, movimento e palavra com a alma do espectador. Antonin Artaud diz que teatro é poesia em movimento no espaço. O público espera este momento de poesia. E que público mais capaz, mais pronto para captar esta poesia solta no espaço que a criança? Se ela vive no mundo do faz-de-conta, transformar este faz-de-conta em realidade é tarefa de todo educador-criador. É difícil, nesta década de computadores provar a importância do espetáculo teatral bem feito na alma da criança. Não há estatística que mostre o maior ou menor grau de sensibilidade captado numa sala de teatro. Mas, para o observador sensível a transformação que sofre o pequeno público durante um espetáculo é inesquecível! E talvez esta seja a grande emoção do realizador.” Assim podemos compreender como o espetáculo teatral modifica o pensamento do público, pois através dos movimentos, da encenação, das cores, da música os sentimentos se transformam, trazendo a realidade e a fantasia ao público presente.



Dessa forma o espetáculo teatral tem uma importância muito grande, pois ensinar novas formas de conhecimentos por meio da encenação.











Fontes de Pesquisa:



http://arquivoteca.wordpress.com/2007/02/23/liberdade-de-aprender-em-nossa-decada/



Dandara:
Olá professora Cilene e amigos do curso, aqui está meu fichamento de citação.









Arte-Educação no Brasil: realidade hoje e expectativas futuras.











O texto de Ana Mãe Barbosa fala da realidade hoje e expectativas futuras, fala da complexidade do ensino de artes no nosso país, ainda fala de algo que considero muito relevante, a proposta de reconstrução pedagógica de nossa área de atuação, tendo em vista que um curso de educação artística não prepara em apenas dois anos um professor capaz de dominar: teatro, música, desenho, dança e artes visuais.







“É um absurdo epistemológico ter a intenção de transformar um jovem estudante (a média de idade de um estudante ingressante na universidade no Brasil é de 18 anos) com um curso de apenas dois anos, num professor de tantas disciplinas artísticas."





“A falta de correspondência entre os objetivos e a prática real na sala de aula é provada pelas duas pesquisas juntas. Objetivos são simplesmente palavras escritas nos programas ou estatutos que não têm sido postos em prática."





“O ensino tomará lugar sobre os seguintes princípios (...) II - liberdade para aprender, ensinar, pesquisar e disseminar pensamento, arte e conhecimento."





Teatro na Educação.











O texto de Maria Clara Machado enfatiza o teatro-jogo e o teatro espetáculo, explicando a importância de ambos para a educação, o mesmo faz com que nós enquanto futuros arte-educadores possamos entender a importância que um trabalho significativo com o teatro tem para a escola, estimulando-as a criar, conhecer sua realidade enquanto sujeito histórico-social e não como sujeito abstrato.
“Educar é fazer a criança abrir os olhos para o mundo que a rodeia e dar-lhe a possibilidade de se maravilhar com cada nova descoberta que ela mesma vai fazendo do mundo que a cerca."
“A criança tem a tendência normal de imitar espetáculos de televisão, cinema ou teatro. Isto não tem importância. Deixemos que ela mesma tenha a sua concepção de como fazer, que ela mesma tente imitar o que viu e gostou."
“Uma peça infantil que apela para o excesso de gritos e perguntas, para o excesso de diálogos com a platéia, está formando torcedores e não pessoas".

Antonia:

Olá tutora e colegas de curso... Meu fichamento.









Arte educação no Brasil: Realidade hoje e expectativas futuras.













O texto de Ana Mãe Barbosa aponta as falhas e as novas propostas em relação ao ensino de artes, ainda deixa bem claro que os profissionais da educação com experiências em artes visuais, música, teatro e dança, não podem ser embasados no curto prazo de 2 anos, as práticas pedagógicas de nossa área de atuação exigem muito esforço, estudo e reflexão sobre o ensino artístico no nosso país, sendo que só um professor de teatro que estudou durante 4 anos pode oferecer um bom trabalho.





"O sistema educacional não exige notas em artes porque arte-educação é concebida como uma atividade, mas não como uma disciplina de acordo com interpretações da lei educacional 5692. Algumas escolas exigem notas a fim de colocar artes num mesmo nível de importância com outras disciplinas; nestes casos, o professor deixa as crianças se auto-avaliarem ou as avalia a partir do interesse, do bom comportamento e da dedicação ao trabalho."





"Eu não quero parecer apocalíptica em afirmar que 17 anos de ensino obrigatório da arte não desenvolveu a qualidade estética da arte-educação nas escolas. O problema de baixa qualidade afeta não somente a arte-educação, mas todas as outras áreas de ensino no Brasil. A atual situação da educação geral no Brasil é dramática."





" Outra proposta que estará presente na arte-educação no Brasil do futuro é a idéia de reforçar a herança artística e estética dos alunos, levando em consideração seu meio ambiente. A experiência dos CIEPs no Rio de Janeiro não poderia ser avaliada porque razões políticas a suspenderam nos seus inícios, mas esta é uma tendência bastante difundida no Brasil. Se não for bem conduzida pode criar guetos culturais e manter os grupos amarrados aos códigos de sua própria cultura sem permitir a decodificação de outras culturas. Há perigos de se enfatizar a falta de comunicação entre a cultura de classe alta e a popular tornando impossível a compreensão mútua. Para o grupo popular isto é ainda mais perigoso porque eles não terão acesso ao código erudito que é o código dominante na nossa sociedade."





Teatro na Educação.







O texto de Maria Clara Machado nos faz mergulhar no universo do teatro-jogo e teatro-espetáculo, nos fazendo entender e nos envolvendo com ambos, mostrando a valiosa contribuição de ambos para a área educacional, acredito que este texto serve como referência para nós futuros professores de teatro, nos possibilitando a construção de novas práticas no ensino de teatro, através do lúdico.



“Educar É FAZER A CRIANÇA ABRIR OS OLHOS PARA O MUNDO QUE ARODEIA e dar-lhe a possibilidade de se maravilhar com cada nova descoberta que ela mesma vai fazendo do mundo que a cerca. Esta capacidade, hoje, só o poeta conserva. O que é uma pena! Sensível para o mundo que descobre, a criança será também sensível para os outros homens, para as ciências, para as artes, para o prazer de viver."







“A aplicação do jogo dramático na terapêutica é assunto para psicólogos, mas é fácil verificar o que o jogo mostra das necessidades psicológicas da criança: desinibição, liberação da agressividade mal controlada, da falta de amor e da ânsia de viver! “Fazendo de conta”, a criança está muito mais perto da verdade do que verbalizando seus problemas com uma psicóloga.”.



“Há também os jogos onde a criança transborda sentimentos de plenitude, de amor e de camaradagem. A redescoberta da natureza através de sua identificação com os elementos ou com os animais, nos jogos dramáticos, dá a criança a oportunidade de reavivar a sensibilidade, redescobrindo sensações perdidas."

“Uma peça infantil que apela para o excesso de gritos e perguntas, para o excesso de diálogos com a platéia, está formando torcedores e não pessoas."
Aldemira:
Fichamento de citação






O artigo Arte-Educação no Brasil: realidade hoje e expectativas futuras de Ana Mãe Barbosa, aborda a carência de formação que os artes educadores antes tinham, porém com a mudança proposta pela LDB, foi garantida a formação dos mesmos em nível superior, garantindo desta forma que os educadores sejam bem mais capacitados para trabalharem arte em seus diversos seguimentos. Quanto a NA EDUCAÇÃO de Maria Clara Machado, complementa o assunto que aborda os aspectos do teatro na educação como forma de desenvolvimento integral e socioeducativo. Criando novas possibilidades de ver e sentirmos o mundo com outros olhos.









Arte-Educação no Brasil: realidade hoje e expectativas futuras Ana Mãe Barbosa.





“Naquele período não tínhamos cursos de arte-educação nas universidades, apenas cursos para preparar professores de desenho, principalmente desenho geométrico.”





“O Governo Federal decidiu criar um novo curso universitário para preparar professores para a disciplina Educação Artísticos criada pela nova lei. Os cursos de arte-educação nas universidades foram criados em 1973, compreendendo um currículo básico que poderia ser aplicado em todo o país.”





“Apreciação artística e história da arte não têm lugar na escola. As únicas imagens na sala de aula são as imagens ruins dos livros didáticos, as imagens das folhas de colorir, e no melhor dos casos, as imagens produzidas pelas próprias crianças”. (...)





TEATRO NA EDUCAÇÃO Maria Clara Machado





(...) “Criar é uma atividade permanente, que não dá diploma, mas uma sensação de constante caminhar para uma plenitude de existência.” (...)









“Despertar no aluno a NECESSIDADE de uma atitude criadora é a grande tarefa do professor, é chamar a atenção do aluno sobre sua capacidade de inventar e de transformar”.









(...) “Elas geralmente fazem questão de dizer que estão fazendo teatro. O palco lhes atrai muito. São artistas e querem ser como os grandes da televisão. O fato de saberem que estão representando as deixa ainda mais livres para expressarem o que estão sentindo”. (...)









(...) “Jogando-se inteira, numa representação dramática a criança está liberando anseios, fantasias, frustrações, desejos e sua visão do mundo”.









Abraços.............























Antonia:
Bom dia a todos!












Antonia suas escolhas de citações estão bem relevante e gostaria de destacar a parte que você citou sobre Arte educação no Brasil: Realidade hoje e expectativas futuras, que explicita que, ‘’Outra proposta que estará presente na arte-educação no Brasil do futuro é a idéia de reforçar a herança artística e estética dos alunos, levando em consideração seu meio ambiente. A experiência dos CIEPs no Rio de Janeiro não poderia ser avaliada porque razões políticas a suspenderam nos seus inícios, mas esta é uma tendência bastante difundida no Brasil. Se não for bem conduzida pode criar guetos culturais e manter os grupos amarrados aos códigos de sua própria cultura sem permitir a decodificação de outras culturas. Há perigos de se enfatizar a falta de comunicação entre a cultura de classe alta e a popular tornando impossível a compreensão mútua. Para o grupo popular isto é ainda mais perigoso porque eles não terão acesso ao código erudito que é o código dominante na nossa sociedade." Estas informações nos alerta para os cuidados que devemos tomar quanto educadores e formadores de idéias, já que também somos responsáveis pelo o desenvolvimento e educação do país,tendo em vista que para haver uma troca de cultura e aprendizado as pessoas do sociedade precisão esta sempre interagindo com outras culturas independentes de classes sociais.



Quanto ao texto de Maria Clara Machado onde diz que “Há também os jogos onde a criança transborda sentimentos de plenitude, de amor e de camaradagem. A redescoberta da natureza através de sua identificação com os elementos ou com os animais, nos jogos dramáticos, dá a criança a oportunidade de reavivar a sensibilidade, redescobrindo sensações perdidas." Considerei esta citação importante porque estou totalmente de acordo,pois na disciplina de laboratório do teatro I que estudamos com a tutora Flavia tivemos esta experiência que foi muito significativa para nosso aprendizado e também para o desenvolvimentos psicológico das crianças,os jogos faz com que desenvolva novos métodos de conhecimentos.

Fatima:
Fichamento de citação








Hoje falarmos de arte não é mais um assunto tão distante do mundo das crianças, não tive o privilegio de estudar no meu processo educacional, mais como hoje é lei, o teatro, no processo de formação da criança, cumpre não só função integradora , mas dá oportunidade para que ela se aproprie crítica e construtivamente dos conteúdos sociais e culturais de sua comunidade mediante trocas com seu grupo de conhecimentos.



Ana mae Barbosa:



“Artes tem sido uma matéria obrigatória em escolas primárias e secundárias (1º e 2º graus) no Brasil já há 17 anos”. Isto não foi uma conquista de arte-educadora brasileiros, mas uma criação ideológica de educadores norte-americanos que, sob um acordo oficial (Acordo MEC-USAID), reformulou a Educação Brasileira, estabelecendo em 1971 os objetivos e o currículo configurado na Lei Federal nº. 5692 denominadas "Diretrizes e Bases da Educação". O Governo Federal decidiu criar um novo curso universitário para preparar professores para a disciplina Educação Artística criada pela nova lei. Os cursos de arte-educação nas universidades foram criados em 1973, compreendendo um currículo básico que poderia ser aplicado em todo o país.”





“A Constituição da Nova República de 1988 menciona cinco vezes as artes no que se refere à proteção de obras, liberdade de expressão e identidade nacional. Na Seção sobre educação, artigo 206, parágrafo II, a Constituição determina: "O ensino tomará lugar sobre os seguintes princípios (...). II - liberdade para aprender, ensinar, pesquisar e disseminar pensamento, arte e conhecimento”. Apesar de ser um produto da fantasia e da imaginação, a arte não está separada da economia, política e dos padrões sociais que operam na sociedade. Idéias, emoções, linguagens diferem de tempos em tempos e de lugar para lugar e não existe visão desinfluenciada e isolada. Construímos a História a partir de cada obra de arte examinada pelas crianças, estabelecendo conexões e relações entre outras obras de arte e outras manifestações culturais.”





Teatro na Educação:







“O mais importante é que Educar não é fazer a criança abrir os olhos para um determinado saber, pré-estabelecido pelo professor, com soluções prontas que o aluno terá que forçosamente aceitar junto com todos os outros para o melhor funcionamento da sociedade e para o seu próprio bem. Educar É FAZER A CRIANÇA ABRIR OS OLHOS PARA O MUNDO QUE A RODEIA e dar-lhe a possibilidade de se maravilhar com cada nova descoberta que ela mesma vai fazendo do mundo que a cerca. Esta capacidade, hoje, só o poeta conserva. O que é uma pena! Sensível para o mundo que descobre, a criança será também sensível para os outros homens, para as ciências, para as artes, para o prazer de viver.”



“A educação, ou melhor, a instrução que vínhamos adotando, até bem pouco tempo, não fazia outra coisas e não cercear a capacidade de criar. Pensava-se que para bem integrar um homem na sociedade bastava ensiná-lo a ser igual a todos os outros. Não está muito longe a época em que, nas aulas de desenho, o aluno era obrigado a copiar cabeças de estátuas gregas ou figuras geométricas... Aquele que tivesse vontade de pintar uma árvore ou apenas borrar o papel era reprimido e se sentia marginalizado, diferente. Esta diferença, no entanto é que o fazia ÚNICO, diferente, no meio de outros diferentes, para que cada um sozinho pudesse procurar a própria solução, hoje para o desenho de uma árvore, amanhã para o próprio desenvolvimento”
Fatima:
Olá querida Dandara, muito bem colocado suas explicações em relação fichamento de citação, em uma de suas citações no texto de Ana Mãe Barbosa fala da realidade hoje e expectativas futuras, você diz que:” Fala da complexidade do ensino de artes no nosso país, ainda fala de algo que considero muito relevante, a proposta de reconstrução pedagógica de nossa área de atuação, tendo em vista que um curso de educação artística não prepara em apenas dois anos um professor capaz de dominar: teatro, música, desenho, dança e artes visuais”.Realmente querida mas,O Governo Federal decidiu criar um novo curso universitário para preparar professores para a disciplina Educação Artística criada pela nova lei. Os cursos de arte-educação nas universidades foram criados em 1973, compreendendo um currículo básico que poderia ser aplicado em todo o país. Segundo pesquisas realizadas o professor ainda não está devidamente preparado para suprir as novas diretrizes curriculares. Muitos professores ainda não têm prática em educar artes, a única maneira de ensinar é simplesmente pegar uma folha em branco e pedir que eles desenhem o que quiser. Para mim, a arte vai além da imaginação, a criatividade, e o espírito, nos faz envolver-se num mundo de pura fantasia, imaginação o que poderia ter acontecido há anos atrás e fazemos, como se tudo estivesse em nossa frente, isso é arte é desenvolver o pensamento artístico.




“Em relação a Teatro na Educação texto de Maria Clara Machado, nos deixa bem claro a importância dos jogos do teatro para as crianças, imagino que desde cedo já fantasiamos o modelo de atriz ou ator através das imitações, como você cita:” “A criança tem a tendência normal de imitar espetáculos de televisão, cinema ou teatro”. Isto não tem importância. Deixemos “que ela mesma tenha a sua concepção de como fazer, que ela mesma tente imitar o que viu e gostou”. Acredito que devido a isso a criança ganha experiência de aprendizagem, dando espaço para os sonhos de forma comunicativa, expressando-se da maneira que quiser e mostrando que desde crianças podemos imitar muito bem.

Aldemira:
Ola colega querida Cilene e amigos, assim como a colega Dandara gostei muito do texto de Maria Clara Machado. Pois, a mesma com uma linguagem bastante clara destaca o teatro-jogo e o teatro espetáculo, e a sua importância para a educação, e para o desenvolvimento da criança ou adulto. Fazendo com que a reflexão sobre estas questões ganhe ainda mais repercussão dentro e fora da escola.








O que se confirma por meio da citação de Maria Clara “Educar é fazer a criança abrir os olhos para o mundo que a rodeia e dar-lhe a possibilidade de se maravilhar com cada nova descoberta que ela mesma vai fazendo do mundo que a cerca."







Quer dizer tanto a aplicação do jogo dramático, quanto os jogos teatrais na escola, fornece a criança que esta em fase de descobrimento uma espécie de espelho da vida real, é como se através da brincadeira ela vá se tornando parte do seu contexto familiar, ético e pessoal com direito a errar e corrigir seus erros sem frustração alguma.







Na medida em que absorve conhecimentos, experiência, conceitos, acertos prepara-se para desafios futuros da vida. Ou seja, a brincadeira fornece sensibilidade à criança por dentro e por fora.





È mesmo como aborda “o artigo A interação Teatro – Cultura implica reflexões de ordem distintas, amplia e acentua o caráter do fazer teatral na escola como possibilidade de levar o aluno a se colocar no lugar de outra pessoa, de outra época e lugar”. Sendo assim resta, portanto que o professor arte- educador saiba fazer uso de tais artifícios de maneira correta e significativa.





Abraços.......

jecson:
Olá minha amiga Aldemira ..


Quero dizer que gostei muito do seu fichamento, principalmente quando citas a parte do texto: “Despertar no aluno a NECESSIDADE de uma atitude criadora é a grande tarefa do professor, é chamar a atenção do aluno sobre sua capacidade de inventar e de transformar”.

Nós estudantes e futuros professores de Teatro temos que obter todo esse processo que é incentivar e inventar diversas coisas para que os alunos obtenham formas diferentes de se apresentar, demostrando assim o interesse dos mesmo. Sabemos que muitas crianças hoje em dia tem ganhado espaço, tanto no mundo do Teatro, Música, etc. Pois sabemos da capacidade que os mesmos vem demonstrando, nos dando assim o interesse de incentivá-los mais ainda.
Jecson:
E aí Tânia ..


Tudo bom?

Oh .. Teve um comentário do seu fichamento que me chamou muita atenção, quando citas: Antonin Artaud diz que teatro é poesia em movimento no espaço. O público espera este momento de poesia. E que público mais capaz, mais pronto para captar esta poesia solta no espaço que a criança? Se ela vive no mundo do faz-de-conta, transformar este faz-de-conta em realidade é tarefa de todo educador-criador”.

O Teatro é um espetáculo muito importante, as suas referencias são as emoções trasmitidas pelos atores, e quando estamos fluindo do mesmo acabamos nos interagindo ao todo, e desta forma é a criança, ela se encanta tanto com o Teatro que os educadores devem influenciar cada dia mais desse mundo de fantasia ao que querendo ou não também é realidade, despertando assim todos os sentimentos possiveis em uma realização teatral.

Eliette:
Fazendo a leituras dos textos propostos nesta semana, pude identificar que, no texto Arte-Educação no Brasil: realidade hoje e expectativas futuras - Ana Mae Barbosa,historicamente a introdução da arte na brasil,não foi implantada de maneira pensada,ou seja,não teve planejamento no que diz respeito a construção de espaços espécificos para a realizações das aulas e é claro a falta de profissionais da àrea.


A constiruição da nova Rpública de 1988 menciona cinco vezes as artes no que se refere a proteção de obras,libertade de expressão e identidade nacional.Na seção sobre educação,artigo 206,paráfrafo II,a constituição determina:

"O ensino tomará lugar sobre os seguintes princípios(..).II - liberdade para aprender,ensinar,pesquisar e disseminar pensamentos,arte e conhecimento".

Mas acho que não fez com que a arte nas escolas no Brasil não se desenvolvesse foi os governos militares que implantaram uma política extremamente ditadorial que criavam cursos mecânicos,incapazes do individuo desenvolver sua criatividade,como também sua espontaneidade nas aulas teóricas e práticas.

A falta de diálogo também colaborou para uma desorganização total no que diz respeito a introdução da arte nas escolas nos anos 70 na Brasil. Vale ressaltar que a arte não era reconhecida como uma disciplina e sim como uma atividade qualquer,sendo que os cursos aplicados duravam apenas 2 anos. Com isso os profissionais não tinha uma formação suficiente para o mercado de trabalho.

Com o fim da ditadura militar a arte nas escolas no Brasil criou novos rumos,pricipalmente no que diz respeito a criações de novas Universidades e também de associações que se preocupava com a fraca preparação dos professores de arte. Com isso começaram a apartir de 1983 progressivamente a organizar cursos de especialização para professores de artes.

" Poderíamos dizer que o futuro da Arte- educação no Brasil está ligado a três propostas complementares; uma primeira proposta seria o reconhecimento da importância do estudo da imagem no ensino da arte em particular e na educação em geral. A necessidade da capacidade de leitura de imagens poderia ser reforçada através de diferentes teorias da imagem e também da relação entre imagem e cognição".

"Outra proposta que estará presente na arte-educação no Brasil do futuro é a idéia de reforçar a herança artística e estética dos alunos,levando em consideração seu meio ambiente"

" Os professores de arte conseguem os seus diplomas mas eles são incapazes de prover uma educação artística e estética que forneça informação histórica,compreensão de uma gramática visual e compreensão do fazer artístico como auto-expressão".

Milse:
FICHAMENTO DE CITAÇÃO












O documentário sobre a contribuição de Ana Mãe Barbosa nos aponta pontos fundamentais para o desperto artístico nas escolas e como podemos muda essa realidade com criatividade e ousadia.







Artes tem sido uma matéria obrigatória em escolas primárias e secundárias (1º e 2º graus) no Brasil já há 17 anos. Isto não foi uma conquista de arte-educadora brasileira mas uma criação ideológica de educadores norte-americanos que, sob um acordo oficial (Acordo MEC-USAID), reformulou a Educação Brasileira, estabelecendo em 1971 os objetivos e o currículo configurado na Lei Federal nº 5692 denominada “Diretrizes e Bases da Educação”.







É um absurdo epistemológico ter a intenção de transformar um jovem estudante (a média de idade de um estudante ingressante na universidade no Brasil é de 18 anos) com um curso de apenas dois anos, num professor de tantas disciplinas artísticas. Nós temos 78 cursos de Licenciatura em Educação Artística nas faculdades e universidades do Brasil outorgando diplomas a arte-educadora. A maioria deles são cursos de dois anos de duração.







Os professores de arte conseguem os seus diplomas mas eles são incapazes de prover uma educação artística e estética que forneça informação histórica, compreensão de uma gramática visual e compreensão do fazer artístico como auto-expressão.







TEATRO NA EDUCAÇÃO



Maria Clara Machado



Educar É FAZER A CRIANÇA ABRIR OS OLHOS PARA O MUNDO QUE A







RODEIA e dar-lhe a possibilidade de se maravilhar com cada nova descoberta que ela







Mesma vai fazendo do mundo que a cerca. Esta capacidade, hoje, só o poeta conserva. O







Que é uma pena! Sensível para o mundo que descobre, a criança será também sensível para







Os outros homens, para as ciências, para as artes, para o prazer de viver.







Mas é muito importante que a dramatização espontânea seja uma atividade somente







Das crianças, sem se visar a um espetáculo ou qualquer forma de exibicionismo. Expor a







Criança à crítica ou mesmo aos aplausos de uma platéia seria desvirtuar o jogo, que deixaria de ser espontâneo.







A criança tem a tendência normal de imitar espetáculos de televisão, cinema ou







Teatro.







A realização de um espetáculo para crianças exige, pois, grande cuidado da parte







Dos realizadores. É engraçado pensar que criança, por não poder criticar, aceita qualquer







Espetáculo que se lhe apresente. Perguntem a um menino de 13 anos se ele gosta de teatro







Infantil.







Cláudio você tocou em uma questão muito interessante quando Ana Mae Barbosa diz que as escolinhas por mais que tenha preparado alunos para atuar de forma adequada não podia fazer uso de seu aprendizado de forma plena, pois o sistema educacional não permitia que os mesmos pudessem desenvolver suas habilidades.







Já falando um pouco sobre a teoria de Artaud buscava o impacto da sua concepção inovadora, em uma arte de múltiplas facetas até mesmo o que é considerado cruel,sanguinário e inesperado esse era o seu meio de representar a arte.A linha do teatro ultrapassa o texto desse jeito deve ser observado, discutido e visto por vários anglos.
Luciene:
Fichamento de citação Arte-Educação no Brasil: realidade hoje e expectativas futuras de Ana Mae Barbosa x Teatro e educação de Maria Clara Machado.


Ola colegas e Cilene!



No texto Arte-Educação no Brasil: realidade hoje e expectativas futuras de Ana Mae Barbosa, compreende-se criticamente a importância e as necessidades que tem as disciplinas de dança, musica e teatro como inclusão no processo de aprendizado escolar obrigatório, entre outras criticas, ressalta também que “O sistema educacional não exige notas em artes porque arte-educação é concebida como uma atividade, mas não como uma disciplina de acordo com interpretações da lei educacional 5692. Algumas escolas exigem notas a fim de colocar artes num mesmo nível de importância com outras disciplinas; nestes casos, o professor deixa as crianças se auto-avaliarem ou as avalia a partir do interesse, do bom comportamento e da dedicação ao trabalho”.



“Apreciação artística e história da arte não têm lugar na escola. As únicas imagens na sala de aula são as imagens ruins dos livros didáticos, as imagens das folhas de colorir, e no melhor dos casos, as imagens produzidas pelas próprias crianças. Mesmo os livros didáticos são raramente oferecidos às crianças porque elas não têm dinheiro para comprar livros. O professor tem sua cópia e segue os exercícios propostos pelo livro didático com as crianças. Este é o caso de 74,5% dos professores entrevistados por Heloísa Ferraz e Idméa Siqueira (1987, p.27). Visitas a exposições são raras e em geral pobremente preparadas. A viagem de ônibus é mais significativa para as crianças do que a apreciação das obras de arte. A fonte mais freqüente de imagens para as crianças é a TV, os fracos padrões dos desenhos para colorir e cartazes pela cidade (outdoors). As crianças de escolas públicas, na sua grande maioria, não têm revistas em casa, sendo o acesso à TV mais freqüente e mesmo que não se tenha o aparelho em casa, há a possibilidade do acesso a algum tipo de TV comunitária”.



O texto Teatro e educação de Maria Clara Machado, ressalta o quanto às aulas de jogos evoluíram, ou seja, até pouco tempo não se via nas salas de aulas a espontaneidades de expor seus desenhos, tudo era muito resumido. Mais apesar desses avanços nossas escolas ainda têm encontrado muitas dificuldades.



“Aquele que tivesse vontade de pintar uma arvore ou apenas borrar um papel era reprimido e se sentia marginalizado, deferente. Esta diferença, no entanto e que fazia ÚNICO, diferente, no meio de outros diferentes para que cada um sozinho pudesse encontrar sua própria solução, hoje para o desenho de uma arvore,amanha para o próprio desenvolvimento...”.



“Educar não é fazer a criança abri os olhos para um determinado saber, pré-estabelecido pelo professor, com soluções prontas que o aluno terá que forçamente aceitar junto com todos os outros para o melhor funcionamento da sociedade e seu próprio bem”.

elisangela:
Olá professora e colegas,




Fichamento de Citação



Arte-educação é a que oportuniza ao indivíduo o acesso à Arte como linguagem expressiva e forma de conhecimento.







No texto Arte-Educação no Brasil Ana Mãe Barbosa, Desataca o sentido da Arte-Educação para o desenvolvimento da cognição, que é um processo amplo de interação do indivíduo, pelo qual é construído o conhecimento. Arte é uma linguagem por meio da qual damos conta do mundo, por meio de imagem, que pode ser uma peça de teatro é importante por se tratar do preparo de indivíduos. Em muitas escolas, o professor de artes é o mesmo que ministra aulas de língua portuguesa e matemática. Além disso, creio que falta aperfeiçoamento da formação inicial e continuada, apesar de muitos esforços já realizados, a maioria dos profissionais que atuam nas escolas requer mais preparo e atualização nos conteúdos ligados à própria arte no aprendizado.







A arte-educação tem um objetivo maior que a formação de profissionais dedicados a esta área de conhecimento, no âmbito da escola regular buscando e oferecendo aos alunos, condições para que compreenda o que ocorre ao interagir com as Artes.







A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas.



Maria Clara Machado está voltado para a formação teatral.Onde os jogos Dramáticos renovam a literatura teatral voltada para o público infantil, Maria Clara Machado dirige teatro escola de formação e de produção de espetáculos, por onde passam várias gerações de teatro. Onde Antonin Artaud diz que teatro é poesia em movimento no espaço. O público espera este momento de poesia. E que público mais capaz, mais pronto para captar esta poesia solta no espaço que a criança? Se ela vive no mundo do faz-de-conta, transformar este faz-de-conta em realidade é tarefa de todo educador-criador.







Educar é fazer a criança abrir os olhos para o mundo que a rodeia e dar-lhe a possibilidade de se maravilhar com cada nova descoberta que ela mesma vai fazendo do mundo que a cerca.







Os jogos dramáticos liberam a criatividade, o espetáculo teatral alimenta esta criatividade. Um espetáculo de teatro bem feito é um estímulo inesgotável para a sensibilidade da criança.
Eunice:
Bom dia colegas e professora!
















Mediante as frases apresentada pela professora, que ‘’Em 1971, com a LDB 5692/71, o ensino de Arte foi incluído no currículo, mas como uma atividade educativa e não como disciplina. ’’ Podemos fazer avaliação como a educação tem evoluído, mesmo que aos poucos, estou de acordo com a citação que “Nesse meio tempo, em 1987, Ana Mãe Barbosa, propôs a metodologia triangular, abordando a contextualização histórica, o fazer artístico e apreciação artística. Atualmente essa metodologia permeia os programas de Arte-Educação no Brasil.” Pois conforme o http://www.blogacesso.com.br/forum/manual.pdf “O papel da arte na cultura é justamente questionar os significados atribuídos e legitimados para as coisas e ajudar a renová-los. Na arte, um simples tronco pode se transformar em qualquer coisa que passe pela imaginação do artista. Ele explora possibilidades do real por meio de suas invenções. Ao tomar contato com a obra de arte e com a renovação de sentidos que ela propõe, o público é levado a rever os significados que atribui às coisas. Com isso, a cultura se alimenta: as coisas ganham novos entendimentos; os problemas, possibilidades de soluções; a vida, mais sentido; o mundo, novos contornos. Por isso a arte é uma parte tão importante da cultura e precisa ser acessível a todos, tanto do ponto de vista econômico, quanto da oferta e, acima de tudo, da compreensão.”

Rafaela:
Olá professora e colegas de curso




Fichamento de Citação



O artigo sobre a Arte-Educação no Brasil de Ana mãe Barbosa fala da arte nas escolas e suas realidades e expectativas para o futuro, falando do desenvolvimento da criatividade dos professores de artes. E o artigo Teatro na Educação de Maria Clara Machado fala do teatro na educação: o teatro-jogo e o teatro-espétaculo que desenvolve a criatividade das crianças.



Arte-Educação no Brasil: realidade hoje e expectativas futuras: Ana mãe Barbosa



"O ensino tomará lugar sobre os seguintes princípios (...). II - liberdade para aprender, ensinar, pesquisar e disseminar pensamento, arte e conhecimento."



“Susana Vieira da Cunha apontou que, de acordo com sua pesquisa no Rio Grande do Sul, para os professores de arte instruídos, arte significa: intuição ou emoção e, como resultado, eles pensam que "arte-educadores não precisam pensar" e "arte é só fazer", excluindo a possibilidade de observação e compreensão da arte”.



“Nossa idéia de leitura da imagem é construir uma metalinguagem da imagem. Isto não é falar sobre uma pintura mas falar a pintura num outro discurso, às vezes silencioso, algumas vezes gráfico, e verbal somente na sua visibilidade primária”.



Teatro na Educação: Maria Clara Machado



“Educar É FAZER A CRIANÇA ABRIR OS OLHOS PARA O MUNDO QUE A RODEIA e dar-lhe a possibilidade de se maravilhar com cada nova descoberta que ela mesma vai fazendo do mundo que a cerca”. (pag. 1)





“Jogando-se inteira, numa representação dramática a criança está liberando anseios, fantasias, frustrações, desejos e sua visão do mundo”. (pag. 4)





“Num espetáculo bem feito há perfeito entendimento entre os anseios ainda desconhecidos da criança e a realidade inexplicável do mundo misterioso que a rodeia. O mistério teatral é justamente esta identificação profunda de cores, ritmos, música, movimento e palavra com a alma do espectador. (pag. 5)

Jociclei:
Olá,






Fichamento de Citação dos textos: Teatro na Educação, de Maria Clara Machado; e





O texto de Maria Clara Machado vem trazer importantes abordagens sobre o Teatro-educação e o Teatro-espetáculo, lembrando que os dois vem trazer contribuições significativas nos processos criativos. O teatro-espetáculo é aquele desenvolvido com fins de apresentação, principalmente pelos grupos de teatro; enquanto o teatro-educação é o utilizado na escola para fins educativos.





“A aplicação do jogo dramático na terapêutica é assunto para psicólogos, mas é fácil verificar o que o jogo mostra das necessidades psicológicas da criança: desinibição, liberação da agressividade mal controlada, da falta de amor e da ânsia de viver! “Fazendo de conta”, a criança está muito mais perto da verdade do que verbalizando seus problemas com uma psicóloga.” (pág. 02)





“Há também os jogos onde a criança transborda sentimentos de plenitude, de amor e de camaradagem.” (pág. 03);





“Além de cercear a criatividade infantil o espetáculo teatral decorado, visando uma platéia sobretudo formada de pais complascentes, é uma escola de exibicionismo, uma competição desleal entre os pequenos atores.” (pág. 04);





“Se o jogo dramático libera a criatividade, o espetáculo teatral alimenta esta



criatividade.” (pág. 05);





“A realização de uma espetáculo para crianças exige, pois, grande cuidado da parte dos realizadores. “ (pág. 06)





Arte-educação no Brasil: realidade hoje e expectativas futuras, de Ana Mae Barbosa





O texto de Ana Mae Barbosa apresenta um roteiro de desenvolvimento da arte nas escolas brasileiras, citando que tal disciplina é obrigatória na grade de educação do Brasil há 17 anos. Faz um quadro da atual atuação da arte hoje e faz uma previsão positiva em seu uso nos anos vindouros, identificando como positivo no desenvolvimento das crianças como um todo.





“A identificação da criatividade como espontaneidade não é surpreendente porque é uma compreensão de senso comum da criatividade. Os professores de arte não têm tido a oportunidade de estudar as teorias da criatividade ou disciplinas similares nas universidades porque estas não são disciplinas determinadas pelo currículo mínimo.”





“Apreciação artística e história da arte não têm lugar na escola. As únicas imagens na sala de aula são as imagens ruins dos livros didáticos, as imagens das folhas de colorir e, no melhor dos casos, as imagens produzidas pelas próprias crianças.”





“O sistema educacional não exige notas em artes porque arte-educação é concebida como uma atividade, mas não como uma disciplina de acordo com interpretações da lei educacional 5692.”





“Os cursos de apreciação artística foram baseados na decodificação do meio ambiente estético da cidade (da música de compositores populares locais, num projeto de lazer na cidade, pintores e escultores locais, grupos de dança, etc.). Os cursos de leituras de imagens móveis estavam ligados com a decifração da imagem televisiva e a leitura de imagens fixas, principalmente com as pinturas e esculturas da coleção do palácio de inverno do governador, a segunda melhor coleção de arte moderna brasileira, fechada para o público até aquele momento. A leitura da imagem impressa aconteceu como curso de arte-xerox.”





“Nossa concepção de historia da arte não é linear mas pretende contextualizar a obra de arte no tempo e explorar suas circunstancias. Em lugar de estar preocupado em mostrar a então chamada evolução das formas artísticas através dos tempos, pretendemos mostrar que a arte não está isolada de nosso cotidiano, de nossa história pessoal.”





“Nossa idéia de leitura da imagem é construir uma metalinguagem da imagem. Isto não é falar sobre uma pintura mas falar a pintura num outro discurso, às vezes silencioso, algumas vezes gráfico, e verbal somente na sua visibilidade primária.”





“Os professores de arte conseguem os seus diplomas mas eles são incapazes de prover uma educação artística e estética que forneça informação histórica, compreensão de uma gramática visual e compreensão do fazer artístico como auto-expressão.”





“Estas tendências garantirão para a Arte-Educação o papel de transmissor de valores estéticos e culturais no contexto de um país do Terceiro Mundo.”

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