Sejam bem vindos! Teatro é minha vida e minha vida é um Teatro !

aqui a cena é manchete

sábado, 14 de maio de 2011

Plano de curso

Universidade Aberta do Brasil - UAB


Universidade de Brasília - UNB

Instituto de Artes - IdA

Licenciatura em Artes Cênicas

Disciplina: laboratório de Teatro 4- teatro de formas animadas

Professora Autora: Isabela Brochado

Professora supervisora: Keise Helena T Ribeiro

Tutora a distancia: Janaina coelho de Castro

Tutora presencial: Maria Itamar Isidio

Aluno (a): Eunice Sobrinho do Nascimento

Tarefa: Postagem do plano de Curso

P L A N O D E C U R S O

Professora: Eunice Sobrinho do Nascimento

Disciplina: Artes/Teatro

Série: 2º ano ensino médio

Turno: Noturno

Semestre: 2º semestre.

Carga horária: 32 horas aulas.
Período de duração: O curso se inicia em 4 de agosto de 2011 e finali¬za em 2 de Dezembro 2011, dividido em 20 semanas.

Objetivo geral

Estimular os alunos a conhecerem a história do teatro de bonecos possibilitando a confecção, manipulação, criando situações cênicas aparte do contexto teatral de formas de bonecos animados, relacionando à cultura com todo o grupo.

Objetivos específicos

• Identificar o contexto da história do teatro de bonecos e suas formas de performances

• Fazer com que os alunos através do teatro de manipulação possam se comunicar de diversas formas.

• Criar improvisação, imaginação e realização, fundamentadas em possibilidades de transpor vidas a objetos inominados que são os bonecos utilizando no espetáculo.

• Desenvolver nos aluno o espírito de coletividade a partir das construções bonecos.

Metodologia:

Vai ser trabalhado texto e vídeos como fundamentações teóricas e para construções e confecções dos trabalhos práticos papel, jornais, papelão, cola, barbante tesoura, estilete, palitos, tecidos, apostilas, vídeos, TV, cd, computador, auditório, livros, cartolinas, câmeras e etc.
Avaliação geral:

Avaliação vai ser feita a partir das interações coletivas, construções dos bonecos, apresentação de performance, percepção do interesse pelo assunto,síntese descritivas dos temas e provas individuais ao final de cada tema.
Cronograma de Trabalho
Capacidades

Conteúdos

Gênero Textual

Proposta de Atividade

Formas de Avaliação / Reflexão

1.Entrar em contato com as primeiras noções sobre o Teatro de Formas Animadas.

2. Identifica os tipos e categorias de bonecos, e seus aspectos técnicos de manipulação, como: luvas; varas e varetas; marionete; manipulação direta (balcão) e sombras.
1. Teatro de Formas Animadas
2. As origens do teatro de bonecos de luvas; varas; varetas; marionete; manipulação direta (balcão) e sombras.
1.Textos; “O Teatro de Formas Animadas” In BROCHADO, Izabela. Módulo 20: laboratório de teatro de formas animadas. Brasília: LGE Editora, 2009.
o “Terminologias e natureza do teatro de bonecos” in AMARAL, Ana Maria. Teatro de Formas Animadas. São Paulo: EDUSP, 1993.
2. "Coletânea de texto do Museu Itinerante de Bonecos". In Apostila Sertantes.BELTRAME, Valmor Nini "Mamulengo, teatro de bonecos brasileiro: história e linguagem". In BROCHADO, Izabela. Módulo 20: laboratório de teatro de formas animadas. Brasília: LGE Editora, 2009.
1.Fazer pesquisa em grupo,investigar possíveis presenças de grupos de teatro de formas animadas
2. Descrever o entendimento relacionado às técnicas e formas de manipulação dos bonecos estudos.
1. Participação e interações com o grupo e apresentar pontos críticos relacionados.
2.Avaliação através de provas simplificadas descrevendo as características de cada um tipo de boneco.
Capacidades

Conteúdos

Gênero Textual

Proposta de Atividade

Formas de Avaliação / Reflexão
3. Construir um tipo boneco a partir de orientações práticas pedagógicas.
4. Conhecer algumas das principais tradições do teatro de bonecos século XX e XX I.
3.Confecção e construção de um boneco de manipulação direta.
4. As tradições do teatro de bonecos século XX e XX I.



.

3. "Princípios técnicos do trabalho do ator animador". In ELTRAME (Org), Teatro de Bonecos: Distintos Olhares sobre Teoria e Prática. Florianópolis: UDESC, 2008

4."Tradição,modernidade, teatro, animação e Kuruma Ningyo" in Móin-Móin: Revista De Estudos sobre o Teatro de Formas Animadas. Jaraguá do Sul: SCAR/UDESC, 2006. Leitura da página 12 a 29." A marionete no espírito das vanguardas históricas (uma desculpa para falar de Tadeusz Kantor)". Móin-Móin: Revista De Estudos sobre o Teatro de Formas Animadas. Jaraguá do Sul: SCAR/UDESC, 2006. Leitura da página 201 a 216.



3. Experimentar e Criar improvisação de pequenas cenas com os bonecos.
4. Refletir sobre a Tradição e modernidade no Teatro de Bonecos.
3. Avaliação das expressões, emoções, movimentos e sentimentos dos atores através dos bonecos.
4. Ao final será aplicada uma prova escrita individual abordando os conhecimentos adquiridos sobre o teatro de bonecos.
Referencia:

Interações nos fóruns de todas as semanas estudas desde a semana 1 até a semana 8, incluindo vídeos e textos.

“O Teatro de Formas Animadas” In BROCHADO, Izabela. Módulo 20: laboratório de teatro de formas animadas. Brasília: LGE Editora, 2009.o “Terminologias e natureza do teatro de bonecos” in AMARAL, Ana Maria. Teatro de Formas Animadas. São Paulo: EDUSP, 1993.Coletânea de texto do Museu Itinerante de Bonecos". In Apostila Sertantes.

BELTRAME, Valmor Nini. "Princípios técnicos do trabalho do ator-animador". In BELTRAME (Org), Teatro de Bonecos: Distintos Olhares sobre Teoria e Prática. Florianópolis: UDESC, 2008.

"Mamulengo, teatro de bonecos brasileiro: história e linguagem". In BROCHADO, Izabela. Módulo 20: laboratório de teatro de formas animadas. Brasília: LGE Editora, 2009."Mamulengo,teatro de bonecos brasileiro: história e linguagem". In BROCHADO, Izabela. Módulo 20: laboratório de teatro de formas animadas. Brasília: LGE Editora,2009.

"As Tradições Profanas de Teatro de Bonecos na Europa: A Commedia dell'Arte e as sementes de Pulcinella" In BROCHADO, Izabela. Módulo 20: laboratório de teatro de formas animadas. Brasília: LGE Editora,2009."

O teatro de bonecos no Oriente" in AMARAL, Ana Maria. Teatro de Formas Animadas. São Paulo: EDUSP, 1993.

"Tradição, modernidade, teatro, animação e Kuruma Ningyo" in Móin-Móin: Revista De Estudos sobre o Teatro de Formas Animadas. Jaraguá do Sul: SCAR/UDESC, 2006. Leitura da página 12 a 29." A marionete no espírito das vanguardas históricas (uma desculpa para falar de Tadeusz Kantor)".Móin-Móin: Revista De Estudos sobre o Teatro de Formas Animadas. Jaraguá do Sul: SCAR/UDESC, 2006. Leitura da página 201 a 216

Nenhum comentário:

Postar um comentário