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quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Reflexão e entendimento

Universidade Aberta do Brasil - UAB
Universidade de Brasília - UNB
Instituto de Artes - IDA
Licenciatura em Artes Cênicas
Disciplina: Estagio supervisionado 3   
Professora Autora: Giselle Rodrigues e Fabiana Marroni
Professora Supervisora: Joana Abreu

Tutor a distancia: Cristiane Sobral Correa Jesus
Tutora presencial: Maria Itamar Isídio
Acadêmica (a): Eunice Sobrinho do Nascimento


Reflexão



Após fazer a leitura do texto de Aprendizagem e criação do significado (cap.1) do Livro Fundamentos Estéticos da Educação de João Francisco Duarte Jr. E analizar atenciosamente o video disponivel “aprende a prender”, procurei me colocar em situação de desenvolvimento e aprendizagem basiada nas orientações encontradas no texto e no video,que nos leva a uma reflexão ao nosso próprio interior,fazendo uma busca pela memoria e porque não dizer á alma!
Porque toca profundamente cada palavra e experiencia aprensentada nos contextos,nos sitonizando ao nosso processo de conhecimento adquirido com as experiencias de vidas e com a contribuição da pessoas que colabora para nosso crescimento pessoal,profissional, pois aprender é testa, praticar,  preserva, criar formas no presente, tendo em vista que; “A aprendizagem é a transformação de uma experiência que se poderia perder no passado numa ferramenta para conquistar o futuro”, João Francisco Duarte Jr.1988. (Pg.22).
Muitas vezes nos encontramos na correria do cotidiano e não paramos para refletir o quando precisamos do próximo para nos auxiliar ou mesmo para auxiliamos alguém que esta ao nosso lado precisando de uma pequena contribuição para que ele possa aprende e ensina no futuro a outras pessoas, que mesmo buscando estratégias de aprendizagem não consegue visualizar as escolhas certas para se conseguir aprender. É por isso que destaquei uma parte do texto de João Francisco Duarte Jr, que considerei bem relevante que diz que;
“o próprio ato de organizar simbolicamente a natureza já é uma técnica de que o homem lançou mão para transformar o universo físico de um contínuo espácio-temporal indiferenciado, num cosmo, numa estrutura significativa dentro da qual ele pudesse orientar”, (pg.25)
Onde é possível entender que homem traz consigo por natureza formas de aprender que nem ele mesmo conhece, mas que procurar usar e experimentar a cada dia um método a trás do outros, inclusive os próprios símbolos para entender os procedimentos que se constituem também como guia para adquirir conhecimento. Mesmo assim ainda é preciso um dialogo com o outro para si estabelecer os laços de confiança e estrutura de vida, porque até os animais irracionais segue uma espécie de entendimento por si só, porem desenvolve habito ao ambiente de convivência.
Entendendo assim que quando somos levados a uma determina prática chegamos à perfeição ou nos aproximamos seja ela qual for, pela nossa força de vontade e experiências vividas durante o percurso das nossas trajetórias de aprendizagem, pois “com a consciência, o humana nasce a consciência do homem. Com a consciência, o homem se descobriu no mundo e no tempo”,(Pg.26).
Por esta razão é importante que tenhamos consciência de nossos atos em que praticamos como ser social que somos, pois sempre vai ter alguém para nos observar e ser nossos espectadores, e se espelhar por nossos exemplos, assistindo  o video apresentado pela disciplina na plataforma “aprender a prender”,pude compreender que quando observamos a pessoa com maior experiencia, criar-se uma emoção e despertar o desejo de alcança os mesmos resultados ralacionado os que virmos em nossa frente,confirmando as citações de João Francisco Duarte Jr, do livro, Estéticos da Educação que diz quer,
O homem experiência o mundo primordialmente de maneira direta, emocional, voltado-se então sobre estas experiências e conferindo-lhes um sentido,através de simbolizações adequadas.Qualquer espécie de conhecimento somente se dá a partir deste fluxo vital,que se desenrola desde o nosso nascimento até a nossa morte.isso quer dizer,primeiramente,que as experiência só se tornam significativas após,terem sido vividas,quando o pensamento pode tomá-las como objeto e transformá-las em símbolos. (Pg. 29.

Portanto, é possível chegar a uma conclusão que nosso processo de conhecimento é construído aparte do momento em nos conscientizemos e refletimos sobre como podemos desenvolve e assimilar as informações já vividas ou mesmo se embasar em possibilidade de realizações que surgi ao nosso pensamento, que garante significados reais, apos as experiências. 

Em que sua percepção estética se relaciona com o fato de ser professor de teatro?
Assim como em todo processo de conhecimento, acredito que seja preciso esta sempre buscando uma resposta e significado para os momentos vivenciados, e como professora de teatro preciso conhecer os estágios de experiência que meus alunos já estão para poder desenvolvimento cada etapa das linguagens artísticas, porque conforme a idade do aluno ele pode assimilar diferente, pelas experiências de conhecimentos que possuem na sua trajetória de vida, pois mediante o seu grau de desenvolvimento cognitivo pode ser aplicado os métodos e estratégias de aprendizagem aos mesmos.
Portanto cabe ao professor entender e conhecer os alunos para aplicar as estratégias e recursos correto mediante cada situação. Pois segundo os parâmetros do ensino fundamental “o aluno, em situações de aprendizagem, precisa ser convidado a se exercitar nas práticas de aprender a ver, observar, ouvir, atuar, tocar e refletir sobre elas”.

Referencia:
O texto Aprendizagem e criação do significado (cap.1) do Livro Fundamentos Estéticos da Educação de João Francisco Duarte Jr.
O texto “A Educação do olhar no ensino da arte” – Analice Dutra Pillar.
O vídeo Aprender a Aprender disponível na plataforma.
Os parâmetros curriculares do ensino fundamental. 

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