PLANO DE AÇÃO
Tema: A contribuição
da tecnologia para o ensino e aprendizagem
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Local: Escola Dom Julio
Mattioli
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Data de execução: 08 e 09/07/200
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Tempo Previsto: 2 horas
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Público: Alunos, pais,
comunidade escolar.
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Responsáveis pela aplicação:
Eunice sobrinho do Nascimento
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JUSTIFICATIVA
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OBJETIVOS
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FERRAMENTA DIGITAL UTILIZADA
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PROCEDIMENTOS
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AVALIAÇÃO
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REFERÊNCIAS
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De acordo com Belloni (2005, p. 07),
“o impacto do avanço tecnológico sobre processos e instituições sociais tem
sido significativo e perceptível em vários níveis”. E para Lévy (1995, p. 14)
“a mediação digital remodela certas atividades cognitivas fundamentais [...]
o ensino e a aprendizagem, reestruturados por dispositivos técnicos inéditos,
encaixam em novas configurações sociais”. Sendo assim compreendida a
necessidade de trabalhar com os meios tecnológicos no ensino e aprendizagem
em buscando interagir e mediar o conhecimento, como também se adaptar ao novo
momento de transformação na educação e interação social.
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Objetivo Geral:
Compreender as contribuições das
tecnologias no desenvolvimento de aprendizagem.
Objetivos Específicos:
Perceber as contribuições das tecnologias
para o ensino;
Proporcionar momento de pesquisar,
leitura, produção e socialização;
Envolver a comunidade escolar, pais e
alunos no mesmo contexto;
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Celular com internet,
computador, câmera de segurança e o Whatsapp.
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Apresentar a proposta aos responsáveis
da instituição;
Informar os alunos por telefone e
fazer os combinados;
Fazer pesquisar e leitura com o
celular;
Produzir síntese e catazes sobre o
meio ambiente;
Filmar e apresentar, em grupo do o Whatsapp
especifico
Para a comunidade escolar e pais;
Avaliar os resultados.
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As avaliações vão serem conforme as
contribuições nas pesquisas, as produções, as confecções dos catazes,
interação digital, performance na gravação dos vídeos, interesses dos
participantes, uso da ferramental digital para a interação entre o grupo,
compreensão e transmissão do conteúdo de maneira clara e objetiva,
contemplar os objetivos propostos para este plano.
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BELLONI, Maria Luíza. O que é mídia-educação. 2. ed. Campinas, SP:
Autores associados, 2005.
LÉVY, Pierre. A máquina universo: criação, cognição e cultura
informática. Lisboa: Instituto Piaget, 1995.
https://www.educabras.com/ensino_medio/materia/geografia/meio_ambiente_2/aulas/o_desenvolvimento_sustentavel_e_os_impactos_ambientais
Acessado dia 30 de maio 2020.
Acessado dia 10 de julho de 2020.
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DESCRIÇÃO
DOS PROCEDIMENTOS
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Apresentar a proposta aos responsáveis
da instituição, procurar saber qual ferramenta digital esta sendo usada pela
a mesma para o desenvolvimento das atividades, conseguir os contatos da turma
e juntos fazer os combinados, informar os alunos por telefone todos os
procedimentos necessários que serão importantes ser considerado, criar um
grupo no Whatsapp
a princípios somente com os alunos, convidar a turma para pesquisar e
acessar com o celular link https://www.educabras.com/ensino_medio/materia/geografia/meio_ambiente_2/aulas/o_desenvolvimento_sustentavel_e_os_impactos_ambientais
e fazer a leitura do texto disponível (meio ambiente), depois os alunos vão produzirem
uma síntese do conteúdo estudado e logo após montar cartazes e apresentar
suas reflexões a respeito dos temas e fazer a filmagem com celular.
Quando tudo estiver pronto será feito
as edições dos vídeos e a correção de alguns termos usados, reajustar se necessários
para a exposição final. Em seguida disponibilizar os vídeos com as
apresentações das atividades em um grupo privado do Whatsapp especifico com os
alunos, comunidade escolar e pais, para finaliza organizar um chat de
conversa para refletir sobre os resultados.
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RELATO DE
EXPERIÊNCIA
No dia sete de julho de 2020 foi feito uma
busca de tentar contato com a Escola Dom Julio Mattioli, mas devido o horário
os responsáveis não puderam atender, pois estavam ocupados, já dia 08 de julho
2020 conseguiu-se o contato telefônico do coordenador de ensino no qual foi
marcado por telefone o horário para apresentação da proposta, ao chegar à
instituição por meio de uma monitoração de câmera ouve o atendimento por parte
do professor coordenador, logo após veio receber pessoalmente e trocar
informações, explicou como a escola esta desenvolvendo as aulas, as
dificuldades encontradas e os desafios que tem dado certo, assim aceitou a
proposta e passou os contatos da turma.
Na primeira etapa do desenvolvimento das
atividades o grupo escolhida para aplicação do plano de ação foi uma turma do
1° ano do ensino médio, posteriormente o envolvimento dos pais e comunidade
escolar na 6° etapa do projeto, que por sua vez atuaram como plateia, parte
receptora e reflexiva das informações e produções da turma. Quanto às
ferramentas utilizadas no processo de ensino e aprendizagem desta ação foi
possível usar o celular com internet,
computador, câmera e o Whatsapp, pois ao procurar saber
qual ferramenta digital estava sendo usadas pela escola para o desenvolvimento
das atividades, essas citadas foram as apresentada pela mesma levada em
consideração à realidade da comunidade escolar, por isso foi decidido continuar
com as ferramentas que a turma já conhecia e contemplar o maior numero de aluno
possível, principalmente porque o celular é mais utilizado por todos nesta
comunidade.
Conforme
as competências e habilidades, descritas na BNCC (Base Nacional Comum
Curricular) competência 5: é importante “Compreender, utilizar e criar tecnologias
digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva
e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se
comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver
problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”. Assim o uso das
tecnologias no ensino tem o objetivo de que os alunos a utilizem de forma crítica e responsável, busca reconhece a importância da tecnologia como
ferramenta de contribuição, no entanto é indispensável uma mediação para que os
alunos possam dominar as ferramentas digitais, ser autônomos nas suas
aprendizagens e produções. Por isso o plano de ação a contribuição da
tecnologia para o ensino e aprendizagem teve como objetivo compreender essas contribuições
em um momento de pratica relacionando a BNCC (Base Nacional Comum Curricular)
diretamente a realidade vivenciada.
Para
desenvolver o conteúdo com a
utilização do recurso tecnológico foi feito ligações telefônicas, os
combinados, informado aos alunos todos os procedimentos necessários, criado um
grupo no Whatsapp,
uma pequena apresentação online, embora a maioria já se conheça foi divertido,
pois a turma levou na brincadeira o encontro, mais uma fez foi explicada o
objetivo da proposta e convidados para acessar e pesquisar no link sobre
meio ambiente, pedido para fazerem a leitura do texto disponível, depois aos terminarem
de produzirem a síntese do conteúdo estudado, foi montado cartazes e
apresentado suas reflexões a respeito dos temas e fizerem um vídeo explicando.
Quando
eles apresentaram a primeira versão do trabalho foi feito alguns reajustar para
a exposição final, pois teve estudante que não fez a síntese, apenas produziu o
vídeo, e a proposta é incluída a síntese para desenvolver as habilidades de
leitura e escrita, como também contemplar a conscientização de preservação
ambiental. Após as novas orientações foram feitos as correções e em seguida disponibilizados
os vídeos com as apresentações das atividades em um grupo privado do Whatsapp especifico
com os alunos, comunidade escolar e pais, para finalizar organizado um chat de
conversa para refletir sobre os resultados, que por sua vez foi positivo.
As interações durante a aplicação do plano,
através da ferramenta digital foi diversificada, uma vez que alguns alunos
foram mais participativos que outros, pelo fato de que nem todos tem acesso à
internet de qualidade, ou não possui de nem uma forma, outros não tem telefone
próprios e precisou usar de parente que nem sempre estavam disponíveis
dificultando suas contribuições no grupo, já outros estavam sempre online
fazendo postagens e perguntas, socializando cada etapa de suas produções.
Alguns pontos positivos que foi possível
perceber ao utilizar a ferramenta digital neste plano de ação foi quanto à
abrangência para alcançar os alunos, e em uma sala pode ter vários ao mesmo
tempo sem a preocupação de espaço, já que os mesmo tem oportunidade de
escolherem o local de estudo dentro de suas necessidades e criatividades, a
velocidade das informações é bem rápida e possibilita autonomia no estudante
levando em consideração que são muitas informações disponíveis e ele vai desenvolver
seu senso critico individualmente, mediante a diversidade de inovações e
argumentações já apresentadas por outras pessoas, como também cada aluno pode
escolher seu melhor horário para estudar, revisar e socializar suas produções
no grupo, assim não ficar a penas na individualidade, a interação pode ocorrer
no momento que o estudante ou o professor se sentir preparado.
Para que o uso das ferramentas digitais possa
ser potencializado na aprendizagem é importante que sejam disponibilizados
acesso e incentivo dessas contribuições para educação, assim como foi citado na
justificativa deste plano de ação que para Lévy (1995, p. 14) “a
mediação digital remodela certas atividades cognitivas fundamentais [...] o
ensino e a aprendizagem, reestruturados por dispositivos técnicos inéditos,
encaixam em novas configurações sociais”. Dessa forma vai ser compreendida a
necessidade de inovar e se adaptar ao momento de transformação na educação e na
vida cotidiana, é possível substituição
usos de alguns materiais em sala de aula por outros no computador como
apresentação de trabalhos em cartolinas para apresentação de slides usando
cores, formas e animações, tornando as aulas dinâmicas e mais didáticas.
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