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domingo, 12 de julho de 2020


PLANO DE AÇÃO
Tema: A contribuição da tecnologia para o ensino e aprendizagem
Local: Escola Dom Julio Mattioli
Data de execução: 08 e 09/07/200
Tempo Previsto: 2 horas
Público: Alunos, pais, comunidade escolar.
Responsáveis pela aplicação: Eunice sobrinho do Nascimento
JUSTIFICATIVA
OBJETIVOS
FERRAMENTA DIGITAL UTILIZADA
PROCEDIMENTOS
AVALIAÇÃO
REFERÊNCIAS
De acordo com Belloni (2005, p. 07), “o impacto do avanço tecnológico sobre processos e instituições sociais tem sido significativo e perceptível em vários níveis”. E para Lévy (1995, p. 14) “a mediação digital remodela certas atividades cognitivas fundamentais [...] o ensino e a aprendizagem, reestruturados por dispositivos técnicos inéditos, encaixam em novas configurações sociais”. Sendo assim compreendida a necessidade de trabalhar com os meios tecnológicos no ensino e aprendizagem em buscando interagir e mediar o conhecimento, como também se adaptar ao novo momento de transformação na educação e interação social.  





Objetivo Geral:
Compreender as contribuições das tecnologias no desenvolvimento de aprendizagem.

Objetivos Específicos:

Perceber as contribuições das tecnologias para o ensino;

Proporcionar momento de pesquisar, leitura, produção e socialização;
Envolver a comunidade escolar, pais e alunos no mesmo contexto;


Celular com internet, computador, câmera de segurança e o Whatsapp. 
Apresentar a proposta aos responsáveis da instituição;
Informar os alunos por telefone e fazer os combinados;
Fazer pesquisar e leitura com o celular;
Produzir síntese e catazes sobre o meio ambiente;
Filmar e apresentar, em grupo do o Whatsapp especifico
Para a comunidade escolar e pais;
Avaliar os resultados.
As avaliações vão serem conforme as contribuições nas pesquisas, as produções, as confecções dos catazes, interação digital, performance na gravação dos vídeos, interesses dos participantes, uso da ferramental digital para a interação entre o grupo, compreensão e transmissão  do conteúdo de maneira clara e objetiva, contemplar os objetivos propostos para este plano.
BELLONI, Maria Luíza. O que é mídia-educação. 2. ed. Campinas, SP: Autores associados, 2005.
LÉVY, Pierre. A máquina universo: criação, cognição e cultura informática. Lisboa: Instituto Piaget, 1995.
Acessado dia 10 de julho de 2020.

DESCRIÇÃO DOS PROCEDIMENTOS


Apresentar a proposta aos responsáveis da instituição, procurar saber qual ferramenta digital esta sendo usada pela a mesma para o desenvolvimento das atividades, conseguir os contatos da turma e juntos fazer os combinados, informar os alunos por telefone todos os procedimentos necessários que serão importantes ser considerado, criar um grupo no Whatsapp a princípios somente com os alunos, convidar a turma para pesquisar e acessar com o celular link https://www.educabras.com/ensino_medio/materia/geografia/meio_ambiente_2/aulas/o_desenvolvimento_sustentavel_e_os_impactos_ambientais e fazer a leitura do texto disponível (meio ambiente), depois os alunos vão produzirem uma síntese do conteúdo estudado e logo após montar cartazes e apresentar suas reflexões a respeito dos temas e fazer a filmagem com celular.
Quando tudo estiver pronto será feito as edições dos vídeos e a correção de alguns termos usados, reajustar se necessários para a exposição final. Em seguida disponibilizar os vídeos com as apresentações das atividades em um grupo privado do Whatsapp especifico com os alunos, comunidade escolar e pais, para finaliza organizar um chat de conversa para refletir sobre os resultados.








RELATO DE EXPERIÊNCIA

No dia sete de julho de 2020 foi feito uma busca de tentar contato com a Escola Dom Julio Mattioli, mas devido o horário os responsáveis não puderam atender, pois estavam ocupados, já dia 08 de julho 2020 conseguiu-se o contato telefônico do coordenador de ensino no qual foi marcado por telefone o horário para apresentação da proposta, ao chegar à instituição por meio de uma monitoração de câmera ouve o atendimento por parte do professor coordenador, logo após veio receber pessoalmente e trocar informações, explicou como a escola esta desenvolvendo as aulas, as dificuldades encontradas e os desafios que tem dado certo, assim aceitou a proposta e passou os contatos da turma.
Na primeira etapa do desenvolvimento das atividades o grupo escolhida para aplicação do plano de ação foi uma turma do 1° ano do ensino médio, posteriormente o envolvimento dos pais e comunidade escolar na 6° etapa do projeto, que por sua vez atuaram como plateia, parte receptora e reflexiva das informações e produções da turma. Quanto às ferramentas utilizadas no processo de ensino e aprendizagem desta ação foi possível usar o celular com internet, computador, câmera e o Whatsapp, pois ao procurar saber qual ferramenta digital estava sendo usadas pela escola para o desenvolvimento das atividades, essas citadas foram as apresentada pela mesma levada em consideração à realidade da comunidade escolar, por isso foi decidido continuar com as ferramentas que a turma já conhecia e contemplar o maior numero de aluno possível, principalmente porque o celular é mais utilizado por todos nesta comunidade. 
Conforme as competências e habilidades, descritas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) competência 5: é importante “Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”. Assim o uso das tecnologias no ensino tem o objetivo de que os alunos a utilizem de forma crítica e responsável, busca reconhece a importância da tecnologia como ferramenta de contribuição, no entanto é indispensável uma mediação para que os alunos possam dominar as ferramentas digitais, ser autônomos nas suas aprendizagens e produções. Por isso o plano de ação a contribuição da tecnologia para o ensino e aprendizagem teve como objetivo compreender essas contribuições em um momento de pratica relacionando a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) diretamente a realidade vivenciada.
Para desenvolver o conteúdo com a utilização do recurso tecnológico foi feito ligações telefônicas, os combinados, informado aos alunos todos os procedimentos necessários, criado um grupo no Whatsapp, uma pequena apresentação online, embora a maioria já se conheça foi divertido, pois a turma levou na brincadeira o encontro, mais uma fez foi explicada o objetivo da proposta e convidados para acessar e pesquisar no link sobre meio ambiente, pedido para fazerem a leitura do texto disponível, depois aos terminarem de produzirem a síntese do conteúdo estudado, foi montado cartazes e apresentado suas reflexões a respeito dos temas e fizerem um vídeo explicando.
Quando eles apresentaram a primeira versão do trabalho foi feito alguns reajustar para a exposição final, pois teve estudante que não fez a síntese, apenas produziu o vídeo, e a proposta é incluída a síntese para desenvolver as habilidades de leitura e escrita, como também contemplar a conscientização de preservação ambiental. Após as novas orientações foram feitos as correções e em seguida disponibilizados os vídeos com as apresentações das atividades em um grupo privado do Whatsapp especifico com os alunos, comunidade escolar e pais, para finalizar organizado um chat de conversa para refletir sobre os resultados, que por sua vez foi positivo.
As interações durante a aplicação do plano, através da ferramenta digital foi diversificada, uma vez que alguns alunos foram mais participativos que outros, pelo fato de que nem todos tem acesso à internet de qualidade, ou não possui de nem uma forma, outros não tem telefone próprios e precisou usar de parente que nem sempre estavam disponíveis dificultando suas contribuições no grupo, já outros estavam sempre online fazendo postagens e perguntas, socializando cada etapa de suas produções.
Alguns pontos positivos que foi possível perceber ao utilizar a ferramenta digital neste plano de ação foi quanto à abrangência para alcançar os alunos, e em uma sala pode ter vários ao mesmo tempo sem a preocupação de espaço, já que os mesmo tem oportunidade de escolherem o local de estudo dentro de suas necessidades e criatividades, a velocidade das informações é bem rápida e possibilita autonomia no estudante levando em consideração que são muitas informações disponíveis e ele vai desenvolver seu senso critico individualmente, mediante a diversidade de inovações e argumentações já apresentadas por outras pessoas, como também cada aluno pode escolher seu melhor horário para estudar, revisar e socializar suas produções no grupo, assim não ficar a penas na individualidade, a interação pode ocorrer no momento que o estudante ou o professor se sentir preparado.
Para que o uso das ferramentas digitais possa ser potencializado na aprendizagem é importante que sejam disponibilizados acesso e incentivo dessas contribuições para educação, assim como foi citado na justificativa deste plano de ação que para Lévy (1995, p. 14) “a mediação digital remodela certas atividades cognitivas fundamentais [...] o ensino e a aprendizagem, reestruturados por dispositivos técnicos inéditos, encaixam em novas configurações sociais”. Dessa forma vai ser compreendida a necessidade de inovar e se adaptar ao momento de transformação na educação e na vida cotidiana, é possível substituição usos de alguns materiais em sala de aula por outros no computador como apresentação de trabalhos em cartolinas para apresentação de slides usando cores, formas e animações, tornando as aulas dinâmicas e mais didáticas.

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