Sejam bem vindos! Teatro é minha vida e minha vida é um Teatro !

aqui a cena é manchete

domingo, 12 de julho de 2020

Trabalhos Fael
Eunice sobrinho

História do Pensamento Geográfico



A institucionalização da Geografia dependeu tanto de fatores externos quanto internos do conhecimento científico em geral, e esse está intimamente ligado ao processo mais amplo de desenvolvimento histórico da humanidade. Em se tratando especificamente da institucionalização do conhecimento geográfico moderno, assinale a alternativa que apresenta um dos quatro fatores ou pressupostos fundamentais que contribuíram para a erupção da sistematização da Geografia como ciência:
Escolha uma:
a. Desenvolvimento do conhecimento teológico.
Em se tratando especificamente da institucionalização do conhecimento geográfico moderno, que é nosso caso, podemos dizer que quatro ordens de fatores ou pressupostos fundamentais contribuíram para a erupção da sistematização da Geografia como ciência: o efetivo conhecimento do planeta com o aumento do horizonte geográfico, ampliação do ecúmeno2: acúmulo de informações sobre os diferentes lugares; aperfeiçoamento das técnicas cartográficas; desenvolvimento do conhecimento científico-filosófico. Cap. 6, pág. 94.
b. O conhecimento do planeta com o estreitamento do horizonte geográfico.
c. Acúmulo de informações sobre os diferentes lugares.
d. Estagnação das técnicas cartográficas.
e. Ignorar as informações de diferentes lugares.
Feedback
A resposta correta é: Acúmulo de informações sobre os diferentes lugares..
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
“Este princípio, enunciado por Jean Brunhes, chamava atenção para o fato de que os fatores físicos e humanos, ao elaborarem as paisagens, não agiram separada e independentemente, havendo uma interpenetração na ação dos vários fatores físicos entre si, e ainda dos dois grandes grupos de fatores. Na elaboração das paisagens, nenhum dos fatores físicos ou humanos age isoladamente; a ação é sempre feita de forma integrada com outros fatores. ” (Manuel Correia de Andrade, Geografia Econômica) O princípio da Geografia a que o autor faz referência é:
Escolha uma:
a. Princípio da Conexão.
b. Princípio das Causas Atuais.
c. Princípio da Extensão.
d. Princípio da Analogia.
e. Princípio da Uniformidade dos Fatos Geográficos.
Feedback
A resposta correta é: Princípio da Conexão..
Questão 3
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Com relação às civilizações egípcias e mesopotâmicas, é incorreto afirmar:
Escolha uma:
a. Comparando-se o Egito à Mesopotâmia, pode-se constatar certo atraso do primeiro em relação à segunda, onde certas inovações tecnológicas foram introduzidas anteriormente.
b. As atividades agrícolas eram supérfluas na economia egípcia antiga, dada a pouca fertilidade do solo, e de extrema importância na Mesopotâmia, onde se cultivavam cereais como o trigo e a cevada.
c. As técnicas de produção utilizadas pelo Egito faraônico e pela Mesopotâmia se fixaram, em sua maioria, durante o surto de inovações tecnológicas que se estendeu de 3200 a 2700 a.C.
d. O instrumento baseado no princípio do contrapeso, para a elevação de recipientes com água, foi introduzido no Egito no século XIV a.C., apareceu em um sineto mesopotâmico cerca de seis séculos antes.
e. O torno para a fabricação de cerâmica usado no Egito foi, durante séculos, mais lento e ineficiente do que aquele empregado na Mesopotâmia.
Feedback
A resposta correta é: O torno para a fabricação de cerâmica usado no Egito foi, durante séculos, mais lento e ineficiente do que aquele empregado na Mesopotâmia..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Leia a citação e responda:
“O espaço geográfico é fruto de um processo que ocorre ao longo da história das diversas sociedades humanas; dessa forma, representa interesses, técnicas e valores dessas mesmas sociedades, que o constroem segundo suas necessidades. Então, é possível dizer que ele reflete o estágio de desenvolvimento dos meios técnicos de cada sociedade”. (SILVA, A. C. et. al. Geografia contextos e redes 01. 1º ed. São Paulo: Moderna, 2013. p.19).
No trecho acima, observa-se que a noção de espaço geográfico está vinculada:
Escolha uma:
a. aos interesses da sociedade, em uma perspectiva totalitária e sem subjetividades.
b. ao emprego aleatório de ferramentas desprovidas de seus contextos.
c. à ideia de que a sociedade é o reflexo do meio onde vive e que nele se reproduz.
d. à utilização das técnicas para a produção da sociedade e suas espacialidades.
e. à história da humanidade, limitando esse conceito às justaposições do passado.
Feedback
A resposta correta é: à utilização das técnicas para a produção da sociedade e suas espacialidades..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Leia a citação e responda:
“No conceito de espaço geográfico está implícita a ideia de articulação entre natureza e sociedade. Na busca desta articulação, a Geografia tem que trabalhar, de um lado, com os elementos e atributos naturais, procurando não só descrevê-los, mas entender as interações existentes entre eles; e de outro, verificar a maneira pela qual a sociedade está administrando e interferindo nos sistemas naturais. Para perceber a ação da sociedade é necessário adentrar em sua estrutura social, procurando apreender o seu modo de produção e as relações socioeconômicas vigentes”. (GIOMETTI, A. B. R., et al. Leitura do Espaço Geográfico através das categorias: Lugar, Paisagem e Território. In: Caderno de formação: formação de professores didática dos conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p.34).
Na conceituação acima apresentada, temos a Geografia como uma ciência da natureza e da sociedade, no sentido de:
Escolha uma:
a. evidenciar a complementaridade nula entre o espaço e as práticas humanas.
b. descrever as metas narrativas individuais do natural e do social.
c. evidenciar as relações de interação entre esses dois elementos da realidade.
d. avaliar as estruturas dos sistemas naturais para neles interferir.
e. compreender as dinâmicas naturais dos espaços humanizados.
Feedback
A resposta correta é: evidenciar as relações de interação entre esses dois elementos da realidade..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Sobre o papel do rio Nilo na estruturação da sociedade no Egito Antigo, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. permitia a atividade econômica e, com suas cheias regulares, garantia a estabilidade política e o domínio simbólico dos faraós.
b. sua maior importância era servir de meio de transporte para as tropas que garantiam a supremacia militar dos egípcios em toda a África.
c. As suas águas eram abençoadas pelos Deuses e consideradas sagradas pelos árabes.
d. suas cheias significavam um momento de instabilidade política e econômica, uma vez que destruíam as colheitas e provocavam fome generalizada.
e. a capacidade e o volume de água não eram aproveitados pelos egípcios, que se limitavam nas vazantes a esperar a próxima cheia.
Feedback
A resposta correta é: permitia a atividade econômica e, com suas cheias regulares, garantia a estabilidade política e o domínio simbólico dos faraós..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Num relatório de trabalho de campo, realizado por um grupo de alunos encarregados de estudar geograficamente uma determinada área do Brasil, foi concluído o seguinte:
“A área investigada, situada na Zona da Mata pernambucana, apresenta um relevo dominantemente composto por colinas de perfil convexo, em áreas cristalinas. Os solos são bem desenvolvidos e, nas várzeas, são excelentes para o desenvolvimento de atividades agrícolas. Essa área apresenta semelhanças notáveis com alguns trechos da Região Sudeste do país, especialmente no que se refere às condições de umidade atmosférica, pedológicas e cobertura vegetal. Contudo o uso do solo e o processo de ocupação do espaço exibem grandes diferenças quando comparadas com essa macrorregião brasileira mencionada”.
Que princípio da análise geográfica foi utilizado nesse texto? Escolha uma das opções apresentadas a seguir para responder à questão levantada no enunciado.
Escolha uma:
a. Princípio do Atualismo.
b. Princípio da Causalidade.
c. Princípio do Determinismo.
d. Princípio da Analogia.
e. Princípio da Atividade.
Feedback
A resposta correta é: Princípio da Analogia..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Leia o texto abaixo e analise as afirmativas que tratam sobre os princípios e as escolas geográficas e coloque V nas frases verdadeiras e F nas frases falsas.
A ciência geográfica se concretizou a partir de autores clássicos e que ajudaram a concretizar a Geografia como ciência, e aceita em toda comunidade científica, é o que chamamos de princípios da Geografia: princípio da extensão, princípio da geografia geral ou da analogia, princípio da causalidade, princípio da conexidade e princípio da atividade.
( ) Segundo o princípio da causalidade, o geógrafo só realiza a Geografia plenamente como ciência quando demonstra, comprove e explica o fenômeno estudado, evidenciando suas causas e consequências .
( ) Fazer analogia, em Geografia, é generalizar conclusões tirando as leis da Geografia Geral, é comparar acidentes ou fenômenos geográficos e também classificar grandezas dos acidentes ou fenômenos comparados.
( ) Frederico Ratzel admitiu o determinismo geográfico no relacionamento do meio com o homem, como se o meio fosse a causa e o homem a consequência. Para Ratzel, o homem é um produto do meio em que vive, subordinado, condicionado e fatalizado pelos imperativos fatores do meio natural.
( ) Paul Vidal de La Blache, defensor do princípio de extensão e do determinismo geográfico, é considerado o Pai da Antropogeografia.
Assinale a sequência correta:
Escolha uma:
a. V, V, F, F.
b. F, F, F, V.
c. F, F, V, V.
d. V, V, V, F.
e. F, V, F, V.
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, F..
Questão 9
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Considere o texto a seguir:
“O espaço geográfico, ao contrário do espaço natural, é um produto da ação do homem. O homem, sendo um animal social, naturalmente atua em conjunto, em grupo, daí ser o espaço geográfico eminentemente social. (...) A ação do homem não ocorre de forma uniforme no espaço e no tempo. Ela se faz de forma mais intensa em determinados momentos e nas áreas, onde se pode empregar uma tecnologia mais avançada ou em que se dispõe de capitais mais do que naquelas em que se dispõe de menores recursos e conhecimentos. Daí a necessidade de uma visão do processo histórico, levando-se em conta tanto o processo evolutivo linear como os desafios que se contrapõem a este processo e que barram ou desviam da linha por ele seguida. Para melhor compreender o processo de produção do espaço geográfico, é indispensável a utilização de conceitos hoje largamente aceitos nas ciências sociais, como os de modo de produção e de formação econômico-sociais. Ao analisarmos a evolução da humanidade e da conquista da natureza pelo homem, temos que admitir que esse começou a produzir o espaço geográfico na ocasião em que pôde abandonar as atividades de caça, pesca e coleta como principais e passou a realizar trabalhos agrícolas e de criação de animais. Claro que a passagem foi feita lentamente e que o homem, transformado em agricultor e criador de animais, continuou a caçar e a pescar, como o faz até os dias atuais, mas essas atividades, antes exclusivas, tornaram-se complementares. ”
ANDRADE, Manuel Correia de. Geografia Econômica. São Paulo, Editora Atlas, 1987.
No texto que você acabou de ler, é CORRETO afirmar que o autor:
Escolha uma:
a. defende que a produção do espaço geográfico é uma função dos níveis técnico e econômico em que se encontra a sociedade.
b. estabelece os mais importantes princípios que norteiam o Determinismo Geográfico, uma das correntes fundamentais da Geografia Clássica que explica a produção do espaço geográfico.
c. propõe que, para o equilíbrio do Sistema Terra, é necessário que os seres humanos retornem às atividades extrativas, especialmente a caça e a pesca, e também à agricultura tradicional.
d. opõe-se à posição filosófica assumida pelos geógrafos que defendem a Geografia Crítica.
e. defende que o espaço natural, por suas características particulares, assemelha-se ao espaço social e que deve ser estudado pela História e pela Geografia.
Feedback
A resposta correta é: defende que a produção do espaço geográfico é uma função dos níveis técnico e econômico em que se encontra a sociedade..
Questão 10
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Faça as associações entre os princípios geográficos:
a- “O Brasil está localizado na posição Centro-Oriental da América do sul”.
b- “O Brasil é o quinto país mais extenso do mundo. O terceiro das américas e o mais extenso do hemisfério sul”.
c- “A atual situação econômica e social do Brasil é o resultado de uma série de fatores geográficos (naturais) e históricos (colonialista)”.
d- “Pelo fato do Brasil ser tropical, será sempre um país subdesenvolvido”.
e- “O relevo é de modesta altitude, porque é bastante antigo e já foi muito desgastado pela erosão.
f- “Apesar das dificuldades ainda hoje bastante acentuadas, o Brasil poderá ser, em breve, um país desenvolvido”.
Alternativas:
(__) – Analogia (La Blache).
(__) – Causalidade (Humboldt).
(__) – Conexidade (Brunhes).
(__) – Determinismo Geográfico (Ratzel).
(__) – Extensão (Ratzel).
(__) – Possibilismo geográfico (La Blache).
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. B, F, D, C, A, E.
b. B, E, F, D, A, C.
c. E, F, D, C, A, B.
d. D, F, E, C, A, B.
e. E, F, D, B, A, C.
Feedback
A resposta correta é: B, E, F, D, A, C..


Exercico 2

Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Sobre a evolução dos instrumentos de utilização do conhecimento geográfico podemos analisar e citar que incorretamente temos:
Escolha uma:
a. O tráfego terrestre também se amplia em função da regularidade crescente das trocas e do atendimento de distâncias maiores a serem percorridas, gerando assim redes de estradas para facilitar o fluxo de mercadorias que circulavam cada vez mais com o avanço da produção de mercadorias e a troca de produtos e matéria-prima.
b. A economia emerge articulando regiões diferentes e distantes e assim a cartografia não demanda a confecção de mapas confiáveis que facilitem o deslocamento mais rápido e seguro dos meios de transporte.
c. O avanço e aprimoramento da cartografia que até hoje é instrumento por excelência geográfico, mesmo com o advento das imagens de satélite e dos GPS, se constituem efetivamente num outro pressuposto da Geografia Moderna.
d. O avanço na linguagem cartográfica é uma demanda primária e uma exigência prática para o pleno desenvolvimento das relações comerciais que requer o estabelecimento preciso de rotas de navegação, assim como a localização exata dos lugares e portos.
e. As rotas comerciais eram cada vez mais ampliadas em direção ao Oriente e em torno do Mar Mediterrâneo, que já era bastante cartografado até aquele momento pelos comerciantes da Europa Ocidental, enquanto que o Oriente naquele momento tinha uma necessidade de catalogação e mapeamento, o que incentivou estudos geográficos nessa direção.
Feedback
A resposta correta é: A economia emerge articulando regiões diferentes e distantes e assim a cartografia não demanda a confecção de mapas confiáveis que facilitem o deslocamento mais rápido e seguro dos meios de transporte..
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A partir do século XI o sistema feudal da Europa ocidental vivenciou mudanças em sua estrutura social que geraram contradições e resultaram no fim deste tipo de organização de sociedade. Sobre os motivos que levaram à crise do sistema feudal é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. com a crise do feudalismo ocorreu um intenso movimento das antigas cidades para o campo.
b. as condições de saneamento nos centros urbanos teve como consequências o êxodo rural em busca de uma melhor qualidade de vida.
c. o crescimento da população fixou ainda mais os servos à terra.
d. uma das causas da crise do sistema feudal foi a diminuição da população.
e. as cidades quase que se esvaziaram e as atividades econômicas se mantiveram tradicionais.
Feedback
A resposta correta é: uma das causas da crise do sistema feudal foi a diminuição da população..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Ao longo da Idade Média, a Igreja Católica foi se constituindo na maior instituição medieval, acumulando poder econômico e político, acabou por sobrepujar outras instituições e se impor a todos, contribuindo sobremaneira para a formação da conduta, dos valores e da moral da sociedade medieval europeia. Na Baixa Idade Média (séculos X – XV), o feudalismo entrou em gradual declínio e crise estrutural, devido a uma conjugação de fatores, exceto:
Escolha uma:
a. os efeitos mais gerais das cruzadas, como a reabertura do mar Mediterrâneo.
b. a diminuição da instabilidade político-militar (invasões).
c. a incompatibilidade entre a produção e o crescimento da população.
d. o renascimento urbano-comercial e o surgimento da burguesia.
e. a extinção do conhecimento juntamente com o desaparecimento dos comerciantes nos arredores dos Burgos.
Feedback
A resposta correta é: a extinção do conhecimento juntamente com o desaparecimento dos comerciantes nos arredores dos Burgos..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O desaparecimento da servidão feudal, na Europa Ocidental, na Baixa Idade Média, foi:
Escolha uma:
a. Determinado pelo fluxo de dinheiro que os senhores feudais recebiam das cidades em troca da liberdade dos camponeses, empregados no sistema de produção em domicílio.
b. Realizado violenta e inesperadamente durante a peste negra, quando os camponeses se aproveitaram da situação para se revoltar em massa contra os senhores.
c. Proporcionado pela ação conjugada de dois fatores externos ao âmbito dos camponeses, as guerras entre os próprios nobres e destes com as cidades.
d. Iniciado com o aparecimento de um mercado urbano para a agricultura, que levou a troca da renda trabalho pela renda dinheiro e se intensificou com as revoltas camponesas.
e. Liderado pacificamente pela Igreja católica, protetora dos camponeses, e concluído com a ajuda dos reis, interessados em arruinar os poderes dos senhores feudais.
Feedback
A resposta correta é: Iniciado com o aparecimento de um mercado urbano para a agricultura, que levou a troca da renda trabalho pela renda dinheiro e se intensificou com as revoltas camponesas..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Leia o texto a seguir:
“Em linhas gerais, a economia feudal se desenvolveu graças ao processo de ruralização desencadeado pela crise do Império Romano. Sem poder usufruir de baixos custos de produção obtidos pela grande mão-de-obra escrava disponível, os grandes proprietários começaram a arrendar as suas terras com o objetivo de, ao menos, garantir as condições necessárias para o próprio sustento. Ao mesmo tempo, a desvalorização das atividades comerciais por parte dos povos germânicos também foram de grande importância para a consolidação de uma economia predominantemente agrária.”
SOUSA, Rainer Gonçalves. "Economia Feudal"; Brasil Escola. Disponível em . Acesso em 19 de setembro de 2016.
Agora analise as afirmativas abaixo.
I – Além dos assuntos religiosos, o clero também se dedicava à exploração do trabalho dos servos, em terras pertencentes à igreja.
II – As atividades econômicas de produção e pagamento de tributos pelos servos eram marcados no tempo tanto em relação às estações climáticas quanto às datas religiosas.
III – Os tributos pagos pelo servo ao seu senhor constituíam-se apenas de pagamento em espécies, não havendo pagamento monetário.
IV – Além do pagamento de tributos e serviços individuais, os servos eram obrigados a oferecerem coletivamente ao senhor alguns serviços e produtos.
Em relação às afirmativas acima é possível dizer que:
Escolha uma:
a. apenas a III está incorreta.
b. nenhuma está incorreta.
c. apenas I, III e IV estão incorretas.
d. apenas I e II estão incorretas.
e. todas estão incorretas.
Feedback
A resposta correta é: apenas a III está incorreta..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Foram fatores geradores do renascimento comercial na Europa Ocidental os elementos abaixo, exceto:
Escolha uma:
a. o movimento cruzadista, que, retratando a estrutura mental e religiosa do homem medieval, se estendeu entre os séculos XI e XIII.
b. a predominância cultural e ideológica da Igreja, com a valorização da explicação religiosa para todos os fenômenos.
c. a disponibilidade de mão-de-obra provocada, entre outros fatores, pelo crescimento demográfico a partir do século X.
d. a aquisição das "cartas de franquias", que fortalecia e libertava a nascente burguesia
e. a crise do modo de produção feudal provocada pela superexploração da mão-de-obra, através das relações servis de produção.
Feedback
A resposta correta é: a predominância cultural e ideológica da Igreja, com a valorização da explicação religiosa para todos os fenômenos..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
As feiras faziam parte da sociedade feudal e estavam localizadas no exterior dos muros dos castelos medievais, sendo assim constituíram-se:
Escolha uma:
a. locais de comércio de amplitude continental que dinamizaram a economia da época.
b. instituições carolíngias para renascimento do comércio abalado com as invasões no Mediterrâneo.
c. áreas exclusivas de câmbio das diversas moedas europeias.
d. instrumentos de comércio local das cidades para o abastecimento cotidiano dos seus habitantes.
e. locais fixos de comercialização da produção dos feudos.
Feedback
A resposta correta é: locais de comércio de amplitude continental que dinamizaram a economia da época..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O desenvolvimento da ciência moderna experimental, nos séculos XVI e XVII, ocasionou aquilo que Max Weber denominou “desencantamento do mundo”, processo que, a longo prazo, invalidou as explicações fantásticas e mitológicas sobre fenômenos naturais, pestes, epidemias etc. e as substituiu por explicações racionais e prováveis experimentalmente. Assim podemos assinalar um evento abaixo:
Escolha uma:
a. o desenvolvimento tecnológico industrial, seguido do processo de higienização das cidades, bem como crescimento urbano e populacional da Europa.
b. o atraso do desenvolvimento urbano europeu.
c. a proliferação de epidemias como cólera e leptospirose.
d. o retardamento do progresso tecnológico no século XVIII.
e. a expansão da cosmovisão muçulmana nas nações europeias.
Feedback
A resposta correta é: o desenvolvimento tecnológico industrial, seguido do processo de higienização das cidades, bem como crescimento urbano e populacional da Europa..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Leia atentamente a citação abaixo:
“A consciência da magnitude real da superfície terrestre (em termos de sua forma, dimensão, subdivisões e limites) representava o patamar máximo para o afloramento da reflexão sistematizada sobre esse espaço concreto. Tal apreensão mais elaborada sobre a Terra requeria conhecimento factual considerável estabelecido e a possibilidade de aferição empírica de uma visão de conjunto do globo (MORAES, 2002, p. 17)”
Com base na citação de Moraes, marque a opção incorreta:
Escolha uma:
a. A Geografia tem a necessidade de nomear e catalogar fazendo com que o levantamento de informações sobre esses lugares se tornar importante para a expansão dos estados e do capitalismo.
b. A constituição de uma economia mundial se baseia além das atividades desenvolvidas na Europa e em seus parceiros mercantis, também gera uma exploração colonial, pois esse processo de expansão econômica exigiu uma necessária apropriação e submissão de novos territórios e sua incorporação ao sistema produtivo.
c. No século XIX, a constituição e o descobrimento de um espaço mundial devido as grandes navegações e a exploração era uma realidade efetiva e consolida definitivamente aquele processo que se inicia com as primeiras evidencias de decadência do sistema feudal.
d. Com a Revolução Industrial, o Capitalismo está iniciando a sua consolidação, o que não atua de forma decisiva no processo de reafirmação das relações mercantis de produção.
e. Para ter o conhecimento dessas novas realidades particulares e de suas localizações, convém lembrar que localização e nomeação dos lugares são elementos constitutivos do saber geográfico.
Feedback
A resposta correta é: Com a Revolução Industrial, o Capitalismo está iniciando a sua consolidação, o que não atua de forma decisiva no processo de reafirmação das relações mercantis de produção..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Leia a citação a seguir de Milton Santos:
“É por demais sabido que a principal forma de relação entre o homem e a natureza, ou melhor, entre o homem e o meio, é dada pela técnica. As técnicas são um conjunto de meios instrumentais e sociais, com os quais o homem realiza sua vida, produz e, ao mesmo tempo, cria espaço (SANTOS, 2006, p.29).Com base na citação de Milton Santos, assinale a alternativa incorreta:
Escolha uma:
a. A sociedade não pode existir sem a natureza, afinal, é na natureza que ocorre às transformações a partir da ação humana, ela propicia as condições para que a sociedade viva e sobreviva assim toda sociedade está relacionada diretamente com a natureza que a cerca.
b. Ao longo dos tempos as formas de produção material da vida social e as condições materiais de existência nas quais vivem os homens, mas sempre a reprodução da sociedade depende da existência da natureza.
c. As formas de produção material da vida social e as condições materiais de existência nas quais vivem os homens, estão relacionadas com realidade social sem nenhum contato com a natureza.
d. A forma como a sociedade se relaciona com a natureza, é variável em função do contexto do momento histórico gerando as transformações que, através do trabalho, a sociedade opera nos elementos naturais para deles se servir, bem como os meios empregados nessas transformações.
e. Através dos processos produtivos, o ser humano estabelece relações técnicas tanto com a natureza orgânica quanto com a natureza inorgânica, com o propósito de gerar produtos úteis a suas necessidades.
Feedback
A resposta correta é: As formas de produção material da vida social e as condições materiais de existência nas quais vivem os homens, estão relacionadas com realidade social sem nenhum contato com a natureza..


Exercio 3
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativa correta sobre os fatos marcantes da evolução e consolidação da Geografia Moderna na Europa Ocidental:
Escolha uma:
a. Grandes Navegações e estagnação do comércio.
b. Surgimento das cidades e do comércio.
c. Desaparecimento das Sociedades Geográficas.
d. Burguesia como pressuposto para a evolução do conhecimento.
e. Outra marca que decorre do expansionismo e da formação dos Estados Nacionais é a presença da Geografia no ensino primário e secundário. Para melhor conhecer a pátria, é preciso saber Geografia.
Feedback
A resposta correta é: Outra marca que decorre do expansionismo e da formação dos Estados Nacionais é a presença da Geografia no ensino primário e secundário. Para melhor conhecer a pátria, é preciso saber Geografia..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Sobre os primórdios da Geografia Moderna na Alemanha é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. Surgem então dois pensadores alemães, membros da aristocracia prussiana e estudiosos da época, Humboldt e Ritter, sendo o primeiro, naturalista, e o segundo, filosófico e historiador.
b. A Inglaterra é o berço das primeiras metodologias e correntes do pensamento geográfico, tendo Alexander Von Humboldt e Karl Ritter como precursores da Geografia moderna. A partir do início do século XIX, temos a sistematização do conhecimento geográfico.
c. O território alemão, até meados do século XIX já estava unificado e não possuía atritos nas fronteiras de seu território, com isso, a Geografia surge para atender duas necessidades: a unificação territorial e a sua expansão de domínio.
d. A Geografia passa a ser interpretada por meio das relações entre o homem e a natureza, relacionando os aspectos estritamente técnicos.
e. De modo geral, podemos dizer que o conjunto da obra de Galileu e Montesquieu respondia ao desafio da sociedade europeia em que viviam, como o desenvolvimento do capitalismo, a colonização e a formação específica da Alemanha.
Feedback
A resposta correta é: Surgem então dois pensadores alemães, membros da aristocracia prussiana e estudiosos da época, Humboldt e Ritter, sendo o primeiro, naturalista, e o segundo, filosófico e historiador..
Questão 3
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Com a expansão colonial, o mundo vai se revelando e as relações de apropriação, exploração e dominação vão sendo tecidas em conjunto com a incorporação territorial e as grandes vias de circulação, demandadas pela expansão industrial, são características desse período exceto:
Escolha uma:
a. Surgimento das Maquinas a vapor.
b. Revolução Industrial.
c. Evolução da Cartografia.
d. Retração nos estudos geográficos.
e. Evolução dos meios de transporte.
Feedback
A resposta correta é: Retração nos estudos geográficos..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativa correta no que diz respeito às contribuições de Alexander Von Humboldt:
Escolha uma:
a. As explorações realizadas abordaram conhecimentos físicos do continente Asiático.
b. Suas explorações no Pacífico foram extremamente reveladoras a ponto de ser homenageado, com seu nome, uma corrente marítima daquele Oceano.
c. Por ser um naturalista de origem deixou as relações dos fenômenos naturais em segundo plano, focando seus estudos na exploração física dos continentes.
d. A extrema habilidade de seu trabalho de escritório em descrever fatos geográficos.
e. As grandes explorações realizadas no Oeste dos Estados Unidos.
Feedback
A resposta correta é: Suas explorações no Pacífico foram extremamente reveladoras a ponto de ser homenageado, com seu nome, uma corrente marítima daquele Oceano..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A teoria que procurava explicar, a partir dos fatores naturais, principalmente o clima, desigualdades sociais e econômicas entre os povos. A essa mesma escola foi atribuído o termo “espaço vital”. Sendo assim, marque a alternativa, a que escola se refere o termo “espaço vital”?
Escolha uma:
a. evolucionista.
b. pragmática.
c. determinista.
d. possibilista.
e. Regionalista.
Feedback
A resposta correta é: determinista..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O determinismo justificaria a supremacia da raça alemã, que por vantagem se desenvolveria mais que as outras. O espaço vital, se explicaria por esta conquista de novos espaços ampliando a qualidade e os recursos o seu desenvolvimento e pelo crescimento do espaço vital. O que significa “determinismo geográfico”? Escolha uma das opções apresentadas a seguir para responder à questão levantada no enunciado.
Escolha uma:
a. Trata-se de uma tendência da Geografia que considera que a sociedade pode vencer as adversidades naturais.
b. Trata-se de um princípio geográfico que leva em consideração apenas a ação do homem sobre o meio natural.
c. Trata-se de uma escola geográfica que defende a ideia de que o crescimento da população deve ser controlado pelo Estado.
d. Trata-se de um princípio da chamada Geografia Marxista que vê na natureza a causa principal do desenvolvimento econômico do espaço geográfico.
e. Trata-se de uma corrente da Geografia que considera as condições naturais como determinantes do desenvolvimento ou não do espaço geográfico.
Feedback
A resposta correta é: Trata-se de uma corrente da Geografia que considera as condições naturais como determinantes do desenvolvimento ou não do espaço geográfico..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Quando comparamos as diferenças entre as Escolas Determinista e Possibilista temos as seguintes semelhanças, exceto:
Escolha uma:
a. No determinismo o homem é resultado das condições oferecidas pela natureza e no possibilismo o homem pode alterar a natureza tornando-o mais favorável à sua sobrevivência.
b. As escolas são originárias da corrente Liberal.
c. as duas escolas tem como objeto de estudo a relação homem/natureza.
d. o Determinismo surge na Alemanha com as ideias de Ratzel, já o possibilismo surge na França com as ideias de Vidal de La Blache.
e. O determinismo defende a expansão colonialista alemã, já o possibilismo tenta deslegitimar uma possível expansão territorial alemã sobre a França ao mesmo tempo em que defende o expansionismo colonial realizado pela França.
Feedback
A resposta correta é: As escolas são originárias da corrente Liberal..
Questão 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
O movimento de renovação da Geografia surge a partir do pós 2º GM. Sendo assim, as correntes de pensamento desse movimento são:
Escolha uma:
a. Nova Geografia e Determinismo Regional.
b. Determinismo Geográfico e Possibilismo.
c. Nova Geografia e Geografia Crítica.
d. Método regional e Possibilismo.
e. Método Regional e ambientalíssimo.
Feedback
A resposta correta é: Nova Geografia e Geografia Crítica..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Buscar a unidade na diversidade, por meio de laços territoriais, são algumas das condições que favoreceram o desenvolvimento da Geografia como ciência em qual país? Escolha uma das opções apresentadas a seguir para responder à questão levantada no enunciado.
Escolha uma:
a. na França, acompanhando as transformações políticas e sociais da Revolução Francesa no século XVII.
b. no Brasil, como parte das políticas nacionalistas do Estado Novo a partir da década de 1930.
c. na extinta União Soviética, desde a reconstrução do país após a Revolução Russa, em 1919.
d. nos Estados Unidos, na fase de conquista dos territórios do oeste ao longo do século XIX.
e. na Alemanha, como parte dos argumentos utilizados em seu processo de unificação no século XIX.
Feedback
A resposta correta é: na Alemanha, como parte dos argumentos utilizados em seu processo de unificação no século XIX..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Sobre o autor do Livro “Antropogeografia” temos a seguinte citação:
“De formação antropológica, ele foi bastante influenciado pelas ideias evolucionistas de Charles Darwin e Ernest Haeckel, admitindo que, na luta pela vida, venceriam sempre os mais fortes e que a vitória dos mais fortes, dos mais aptos sobre os mais fracos era o resultado lógico da luta pela vida”
(ANDRADE, Manuel Correia de. Geografia Econômica. São Paulo: Ed. Atlas, 1987).
O texto está se referindo ao seguinte pensador da Geografia:
Escolha uma:
a. Alexander Von Humboldt.
b. Pierre George.
c. Friedrich Engels.
d. Frederico Ratzel.
e. André Cholley.
Feedback
A resposta correta é: Frederico Ratzel..


Questão 1 do exercio do conhecimento
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Analise o trecho da canção:
“(...) Que braseiro, que fornalha
Nem um pé de plantação
Por falta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão
Por farta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão
Até mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Entoce eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração”
(...)
Podemos associar esse trecho de canção a:
Escolha uma:
a. ao possibilíssimo.
b. a analogia.
Gabarito: A alternativa correta é ao Determinismo. Ao dizer que foi por falta de água que o gado morreu, o autor admite que a natureza seja a responsável pela falta de políticas públicas que resolvesse o problema da estiagem na região. O determinismo foi adotado e se identificou com a origem da geografia como ciência, justificando o progresso por meio das riquezas naturais, assim, o determinismo ambiental justificava a expansão territorial com a criação de colônias de exploração no continente africano, e de povoamento em regiões temperadas, a serem ocupadas pelo excedente demográfico britânico e europeu. A questão contempla a competência e habilidade - Compreender e explicar as mudanças atuais do espaço geográfico a partir das múltiplas interações entre sociedade e natureza e Desenvolver a cooperação profissional e promover o respeito aos valores humanos, considerando a diversidade sociocultural. Base de estudo no livro, p. 121 a 128.
c. a rugosidade geográfica.
d. tempo atmosférico.
e. ao Determinismo.
Feedback
A resposta correta é: ao Determinismo..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Analise o texto:
“Nenhum método é eterno. Modifiquei o meu próprio várias vezes, em função da minha experiência e da dos outros, mas sobretudo em função de como o mundo se apresenta, já que não posso inventar o mundo: invento uma forma de interpretação, pois o mundo existe independentemente de mim. Eu vejo o mundo constituído de fixos e de fluxos, por uma paisagem e relações sociais; como um conjunto de lugares onde o acontecer simultâneo dos diversos agentes supõe o uso diferenciado do tempo.” (SANTOS, 1994, p.166).
SANTOS, Milton. Técnica espaço tempo. São Paulo: HUCITEC, 1994.
Partido do conceito de paisagem assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas;
( ) I – paisagem geográfica é apenas a parte visível do espaço, pois está é formada a partir dos elementos que a compõem.
( ) II – espaço geográfico, não pode ser entendido como algo estático.
( ) III – o conceito de lugar como algo que é concebido pelo mundo vivido, pois é a parte do espaço onde vivemos, ou seja, é o espaço onde moramos, onde estabelecemos vínculos afetivos, entre outros.
( ) IV – paisagem está ligada tudo aquilo que vemos, ou seja, o que a nossa visão alcança. Paisagem precisa do visível e pode ser percebida de modo diferenciado. Esse conceito também é mutável, isto é, ela se transforma ao longo do tempo, em função das diversas formas de produção do espaço pelas atividades humanas.
Agora, marque a sequência correta:
Escolha uma:
a. V-V-F-F
b. F-F-V-V
c. V-F-V-F
d. F-V-V-V
Gabarito: A paisagem precisa sim do visível, mas depois disso todos os outros sentidos são acionados para sua interpretação. A questão contempla a competência e habilidade - Relacionar e articular elementos empíricos e conceituais concernentes ao conhecimento dos processos espaciais; Base de estudo no livro, p. 8 a 12.
e. F-V-V-F
Feedback
A resposta correta é: F-V-V-V.
Questão 3
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
“A partir da noção de espaço como um conjunto indissociável de sistemas de objetos e sistemas de ações podemos reconhecer suas categorias analíticas internas. Entre elas, estão a paisagem, a configuração territorial, a divisão territorial do trabalho, o espaço produzido ou produtivo, as rugosidades e as formas-conteúdo. Da mesma maneira e com o mesmo ponto de partida, levanta-se a questão dos recortes espaciais, propondo debates de problemas como o da região e o do lugar, o das redes e das escalas. Paralelamente, impõem-se a realidade do meio com seus diversos conteúdos em artifício e a complementaridade entre uma tecnoesfera e uma psicoesfera. E do mesmo passo podemos propor a questão da racionalidade do espaço como conceito histórico atual e fruto, ao mesmo tempo, da emergência das redes e do processo de globalização. O conteúdo geográfico do cotidiano também se inclui entre esses conceitos constitutivos e operacionais, próprios à realidade do espaço geográfico, junto à questão de uma ordem mundial e de uma ordem local”. SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção / Milton Santos. - 4. ed. 2. reimpr. - São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. P. 12 e 13.
Considerando as ideias apresentadas no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. A noção de espaço pode ser entendida como sistemas de objetos e sistemas de ações que não sofre transformações ao longo do tempo. Ele permanece inerte como conceito histórico.
II. É entendimento entre os pensadores da ciência geográfica que conceitos como território, região e lugar são sinônimos de ESPAÇO.
III. É possível entender que a configuração espacial é fruto das relações sociais e o espaço é cada vez mais formado por objetos e ações artificiais.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. III, apenas.
b. II, apenas.
Gabarito: III, apenas. A questão contempla a competência e habilidade - Relacionar e articular elementos empíricos e conceituais concernentes ao conhecimento dos processos espaciais; Base de estudo no livro. Os movimentos de Renovação da Geografia; A Institucionalização da Geografia no Brasil.
c. I, apenas.
d. III e I.
e. II e II.
Feedback
A resposta correta é: III, apenas..
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A partir do fragmento do texto responda.
“que apresentam alguma identidade (física, política, cultural, econômica, diferentes sistemas técnicos, científicos e informacionais). Portanto, ao planejar o trabalho e decidir sobre o estudo de um lugar, uma região, o critério de divisão espacial estabelecido deve contribuir para o entendimento de um tema, um problema”.
Bareiro, Edson. História do pensamento geográfico. Curitiba: Fael, 2016. p. 30
O texto está associado a:
Escolha uma:
a. espaço.
Gabarito: Quando olhamos para um mapa, devemos ser capazes de identificar um território – poder – que guarda aspectos físicos, política, cultural, econômica, diferentes sistemas técnicos, científicos e informacionais. A questão contempla a competência e habilidade: Relacionar e articular elementos empíricos e conceituais concernentes ao conhecimento dos processos espaciais.
b. lugares.
c. redes.
d. território.
e. paisagem.
Feedback
A resposta correta é: território..
Questão 5 do exercio do conhecimento

Correto
Marcar questão
Texto da questão1
"Os fixos nos dão o processo imediato do trabalho. Os fixos são os próprios instrumentos de trabalho e as forças produtivas em geral, incluindo a massa dos homens. Não é por outra razão que os diversos lugares, criados para exercitar o trabalho, não são idênticos e o rendimento por eles obtido está em relação com a adequação dos objetos ao processo imediato de trabalho. Os fluxos são o movimento, a circulação e assim eles nos dão, também, a explicação dos fenômenos da distribuição e do consumo. Desse modo, as categorias clássicas, isto é, a produção propriamente dita, a circulação, a distribuição e o consumo, podem ser estudados através desses dois elementos: fixos e fluxos”. SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1997. p. 77.
Em relação ao espaço geográfico podemos afirmar que:
Escolha uma:
a. espaço é formado por paisagem fixa, pois elas representam o território.
b. espaço deve ser entendido como território e determina o que é fixo e o que é fluxo na ordenação do espaço geográfico.
c. espaço é fixo, ele não passa por alterações ao longo do tempo.
d. espaço social e econômico é resultante das relações do ser humano com a natureza e com a própria sociedade.
Gabarito: espaço social e econômico é resultante das relações do ser humano com a natureza e com a própria sociedade. A questão contempla a competência e habilidade - Utilizar diferentes linguagens que expressem e representem a dimensão geográfica em diversos tempos e escalas; Base de estudo no livro p. 168 a 170.
e. espaço é a base política.
Feedback
A resposta correta é: espaço social e econômico é resultante das relações do ser humano com a natureza e com a própria sociedade..




Nenhum comentário:

Postar um comentário