Universidade de Brasília - UNB
Instituto de Artes - IdA
Licenciatura em Artes
Disciplina: Historia do Teatro II
Professor: Marcus Mota
Tutora: Dhenise de Almeida Celso Neto
Aluna: Eunice sobrinho do Nascimento
Tarefa: Comentários dos materiais sobre Stanislavski
Este texto pretende apresentar algumas abordagens das idéias stanislavskiana para a formação de um ator criativo, tendo em vista que Stanislavski foi um grande fenômeno do teatro, e que teve uma vida de grandes emoções ao construir sua vida pessoal e profissional. Era ator, diretor possuía técnicas teatrais diferenciadas, enfrentava qualquer papel, mesmo com todas suas dificuldades como mostra o documentário do filme que ele não conseguia decorar os textos, e para resolver isso propôs a inovação de técnicas para desenvolver suas próprias habilidades, dando novo sentido ao mundo teatral, acrescentando o que um ator criativo precisa para se comunicar melhor com o publico.
Conforme as idéias de Stanislavski o ator precisa de leitura, compreensão de textos e aparte daí desenvolver seu próprio conhecimento, para Stanislavski “nunca se deve permitir representar exteriormente algo que você não tenha experimentado intimamente”, pois “um dos procedimentos utilizados por ele foi o subtexto que é uma teia de incontáveis, variados padrões interiores dentro de uma peça e de um papel.” Como cita o texto Stanislavski e a arte da atuação, sendo assim de fundamental importância que o ator esteja presente de corpo e alma na hora da atuação, para que sua encenação não seja uma imitação repetitiva.
O gênio do teatro entendia que cada apresentação era uma aprendizagem diferente e única, a comunicação tinha que ser completa entre palco e platéia, para isso o ator precisaria se entregar por inteiro, criando seu próprio personagem como um ser vivo, abrindo mão de sua própria experiência e passar a veracidade dos fatos apresentados.
Stanislavski tinha uma visão diferente ao observar como era aplicado os métodos de fazer teatro, discordando das tradições assumiu a responsabilidade de ajudar outros atores em suas próprias maneiras artísticas permitindo um conhecimento maior com sigo mesmo, para consegui esses objetivos ele precisou usar suas teorias e constituir novas estratégias para a formação de atores criativos, apresentando novos métodos, onde cada gesto necessita sempre ter uma finalidade na apresentação.
Segundo o texto Stanislavski e a arte da atuação, “A tensão física que impede o movimento corporal, ou a atuação entulhada de múltiplos de gestos supérfluos, ambas advém do desconhecimento das circunstâncias da representação,” e dando três termos para esses momentos que a “tensão supérflua, que vem, inevitavelmente, a cada nova pose adotada com a excitação de executá-las em público; relaxamento automático dessa tensão supérflua, sob a ação do controlador; e justificação da pose, quando por si mesma ela não convence o ator. 10” conforme o texto. Com esses métodos Stanislavski acreditava que o espectador poderia obter as mesmas emoções que o ator, já que sua visão artística tinha uma concepção de satisfazer o publico de forma profissional e artista.
Portanto o ponto que pude compreender como principal para a formação de um ator nas teorias de Stanislavski é que precisamos sempre trabalhar com o corpo e a alma. Pois um ator de atitude e criatividade busca novas maneira de estuda,conseguir interagir com o publico, visualiza sua atitude no palco e a reação da platéia, desperta imaginação e sentimentos na hora do espetáculo. Trazendo isso para nossa realidade posso dizer que é uma grande verdade, pois não podemos falar de algo que não conhecemos, quando praticamos o ato da realidade tudo dar certo prova disso foi o grande sucesso de Stanislavski.
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