Universidade Aberta do Brasil – UAB
Universidade de Brasília - UNB
Instituto de Artes - IdA
Licenciatura em Artes
Disciplina: Historia do Teatro II
Professor: Marcus Mota
Tutora: Dhenise de Almeida Celso Neto
Aluna: Eunice sobrinho do Nascimento
Tarefa: Comentário sobre Meyerhold
Após muitas leituras dos textos disponível na plataforma e assistir os vídeos sobre biomecânica e discutir com os colegas no fórum sobre a questão entre Meyerhold e Stanislavski foi possível perceber que o teatro possui varias dimensões que precisam ser desenvolvidas, pois vimos que Meyerhold aprendeu com as teorias de Stanislavski e só depois desenvolve suas próprias criatividades de encenação, fazendo dos seus conhecimentos um novo ator.
Conforme o texto Meyerhold: A materialidade do teatro, “No lugar de romancear Meyerhold, nos propomos a examinar sua decisiva participação no teatro moderno”, ele acompanhou de perto todos os resultados que o teatro naturalista trazia e começou a discordar, porem não encontrava a maneira correta para apresentar o que ao seu ponto de vista era mais preciso, então quando ocupa um lugar político, passa apresenta suas formas de fazer teatro.
Para Meyerhold “o ator deve sempre colocar em primeiro lugar o controle de seu corpo. Temos na cabeça não um personagem, mas uma reserva de materiais técnicos. O ator está sempre na posição de um homem que organiza seu material. Deve utilizar com precisão seu diapasão e todos os meios de que dispõe para executar uma intenção dada. A qualificação do ator é sempre proporcional ao número de combinações que ele possui em sua reserva de técnicas.” (enunciados sobre a biomecânica v. Meyehold).
Na concepção de Stanislavski é importância que o ator esteja presente de corpo e alma na hora da atuação, para que sua encenação não seja uma imitação repetitiva, pois segundo suas idéias o ator precisa de leitura, compreensão de textos e aparte daí desenvolver seu próprio conhecimento, pois “um dos procedimentos utilizados por ele foi o subtexto que é uma teia de incontáveis, variados padrões interiores dentro de uma peça e de um papel”.
Diante desses conflitos de encenação apresentados pelos autores é possível perceber que ambos buscaram a inovação de apresentar as formas teatrais, sendo que um de forma natural expondo corpo, alma e sentimento, e o outro as inovações tecnológicas no mundo moderno que vivenciamos atualmente dando sentido a materialidade no espaço cênico.
Referencias: Todos disponível na plataforma, como;
Meyerhold e a teatralidade Documento PDF
Meyerhold e a teatralidade Documento PDF
Meyerhold e o Teatro de Arte de Stanislávski Documento PDF
Artigo sobre Meyerhold e a modernidade Documento PDF
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