Universidade Aberta do Brasil - UAB
Universidade de Brasília - UNB
Instituto de Artes - IdA
Licenciatura em Artes Cênicas
Disciplina: laboratório de Teatro 4- teatro de formas animadas
Professora Autora: Isabela Brochado
Professora supervisora: Keise Helena T Ribeiro
Tutora a distancia: Janaina coelho de Castro
Tutora presencial: Maria Itamar Isidio
Aluno (a): Eunice Sobrinho do Nascimento
Tarefa: Postagem do plano de Curso
P L A N O D E C U R S O
Professora: Eunice Sobrinho do Nascimento
Disciplina: Artes/Teatro
Série: 2º ano ensino médio
Turno: Noturno
Semestre: 2º semestre.
Carga horária: 32 horas aulas.
Período de duração: O curso se inicia em 4 de agosto de 2011 e finali¬za em 2 de Dezembro 2011, dividido em 20 semanas.
Objetivo geral
Estimular os alunos a conhecerem a história do teatro de bonecos possibilitando a confecção, manipulação, criando situações cênicas aparte do contexto teatral de formas de bonecos animados, relacionando à cultura com todo o grupo.
Objetivos específicos
• Identificar o contexto da história do teatro de bonecos e suas formas de performances
• Fazer com que os alunos através do teatro de manipulação possam se comunicar de diversas formas.
• Criar improvisação, imaginação e realização, fundamentadas em possibilidades de transpor vidas a objetos inominados que são os bonecos utilizando no espetáculo.
• Desenvolver nos aluno o espírito de coletividade a partir das construções bonecos.
Metodologia:
Vai ser trabalhado texto e vídeos como fundamentações teóricas e para construções e confecções dos trabalhos práticos papel, jornais, papelão, cola, barbante tesoura, estilete, palitos, tecidos, apostilas, vídeos, TV, cd, computador, auditório, livros, cartolinas, câmeras e etc.
Avaliação geral:
Avaliação vai ser feita a partir das interações coletivas, construções dos bonecos, apresentação de performance, percepção do interesse pelo assunto,síntese descritivas dos temas e provas individuais ao final de cada tema.
Cronograma de Trabalho
Capacidades
Conteúdos
Gênero Textual
Proposta de Atividade
Formas de Avaliação / Reflexão
1.Entrar em contato com as primeiras noções sobre o Teatro de Formas Animadas.
2. Identifica os tipos e categorias de bonecos, e seus aspectos técnicos de manipulação, como: luvas; varas e varetas; marionete; manipulação direta (balcão) e sombras.
1. Teatro de Formas Animadas
2. As origens do teatro de bonecos de luvas; varas; varetas; marionete; manipulação direta (balcão) e sombras.
1.Textos; “O Teatro de Formas Animadas” In BROCHADO, Izabela. Módulo 20: laboratório de teatro de formas animadas. Brasília: LGE Editora, 2009.
o “Terminologias e natureza do teatro de bonecos” in AMARAL, Ana Maria. Teatro de Formas Animadas. São Paulo: EDUSP, 1993.
2. "Coletânea de texto do Museu Itinerante de Bonecos". In Apostila Sertantes.BELTRAME, Valmor Nini "Mamulengo, teatro de bonecos brasileiro: história e linguagem". In BROCHADO, Izabela. Módulo 20: laboratório de teatro de formas animadas. Brasília: LGE Editora, 2009.
1.Fazer pesquisa em grupo,investigar possíveis presenças de grupos de teatro de formas animadas
2. Descrever o entendimento relacionado às técnicas e formas de manipulação dos bonecos estudos.
1. Participação e interações com o grupo e apresentar pontos críticos relacionados.
2.Avaliação através de provas simplificadas descrevendo as características de cada um tipo de boneco.
Capacidades
Conteúdos
Gênero Textual
Proposta de Atividade
Formas de Avaliação / Reflexão
3. Construir um tipo boneco a partir de orientações práticas pedagógicas.
4. Conhecer algumas das principais tradições do teatro de bonecos século XX e XX I.
3.Confecção e construção de um boneco de manipulação direta.
4. As tradições do teatro de bonecos século XX e XX I.
.
3. "Princípios técnicos do trabalho do ator animador". In ELTRAME (Org), Teatro de Bonecos: Distintos Olhares sobre Teoria e Prática. Florianópolis: UDESC, 2008
4."Tradição,modernidade, teatro, animação e Kuruma Ningyo" in Móin-Móin: Revista De Estudos sobre o Teatro de Formas Animadas. Jaraguá do Sul: SCAR/UDESC, 2006. Leitura da página 12 a 29." A marionete no espírito das vanguardas históricas (uma desculpa para falar de Tadeusz Kantor)". Móin-Móin: Revista De Estudos sobre o Teatro de Formas Animadas. Jaraguá do Sul: SCAR/UDESC, 2006. Leitura da página 201 a 216.
3. Experimentar e Criar improvisação de pequenas cenas com os bonecos.
4. Refletir sobre a Tradição e modernidade no Teatro de Bonecos.
3. Avaliação das expressões, emoções, movimentos e sentimentos dos atores através dos bonecos.
4. Ao final será aplicada uma prova escrita individual abordando os conhecimentos adquiridos sobre o teatro de bonecos.
Referencia:
Interações nos fóruns de todas as semanas estudas desde a semana 1 até a semana 8, incluindo vídeos e textos.
“O Teatro de Formas Animadas” In BROCHADO, Izabela. Módulo 20: laboratório de teatro de formas animadas. Brasília: LGE Editora, 2009.o “Terminologias e natureza do teatro de bonecos” in AMARAL, Ana Maria. Teatro de Formas Animadas. São Paulo: EDUSP, 1993.Coletânea de texto do Museu Itinerante de Bonecos". In Apostila Sertantes.
BELTRAME, Valmor Nini. "Princípios técnicos do trabalho do ator-animador". In BELTRAME (Org), Teatro de Bonecos: Distintos Olhares sobre Teoria e Prática. Florianópolis: UDESC, 2008.
"Mamulengo, teatro de bonecos brasileiro: história e linguagem". In BROCHADO, Izabela. Módulo 20: laboratório de teatro de formas animadas. Brasília: LGE Editora, 2009."Mamulengo,teatro de bonecos brasileiro: história e linguagem". In BROCHADO, Izabela. Módulo 20: laboratório de teatro de formas animadas. Brasília: LGE Editora,2009.
"As Tradições Profanas de Teatro de Bonecos na Europa: A Commedia dell'Arte e as sementes de Pulcinella" In BROCHADO, Izabela. Módulo 20: laboratório de teatro de formas animadas. Brasília: LGE Editora,2009."
O teatro de bonecos no Oriente" in AMARAL, Ana Maria. Teatro de Formas Animadas. São Paulo: EDUSP, 1993.
"Tradição, modernidade, teatro, animação e Kuruma Ningyo" in Móin-Móin: Revista De Estudos sobre o Teatro de Formas Animadas. Jaraguá do Sul: SCAR/UDESC, 2006. Leitura da página 12 a 29." A marionete no espírito das vanguardas históricas (uma desculpa para falar de Tadeusz Kantor)".Móin-Móin: Revista De Estudos sobre o Teatro de Formas Animadas. Jaraguá do Sul: SCAR/UDESC, 2006. Leitura da página 201 a 216


Sejam bem vindos! Teatro é minha vida e minha vida é um Teatro !
aqui a cena é manchete
sábado, 14 de maio de 2011
simples projeto de performance
UAB - Universidade Aberta do Brasil
Curso de artes cênicas
Disciplina: Laboratório de poéticas contemporâneas
Professoras autora: Simone Silva Reis
Tutor a distancia: Constantino Isidoro Filho
Tutor presencia: Itamar Egídio
Turma: Tea 6
Acadêmica: Eunice sobrinho do Nascimento
Título: Projeto final de performance
Projeto minha cultura minha vida
Curso de artes cênicas
Disciplina: Laboratório de poéticas contemporâneas
Professoras autora: Simone Silva Reis
Tutor a distancia: Constantino Isidoro Filho
Tutor presencia: Itamar Egídio
Turma: Tea 6
Acadêmica: Eunice sobrinho do Nascimento
Título: Projeto final de performance
Projeto minha cultura minha vida
Introdução
O projeto minha cultura minha vida é idéia construída a partir de analise e necessidade sociais, que irá apresenta lendas da Amazônia com performance artística, para a comunidade que costuma visitar o ambiente cultual, com intuito de resgatar as histórias contadas pelos ribeirinhos acreanos ou da Amazônia.
Pois a partir das lendas são regatadas histórias contadas por pessoas antigas que faziam parte da sociedade amazonense que eram transmitidas oralmente através dos tempos e das tradições locais, juntando fatos que realmente existiram com mais algumas histórias de acontecimentos que só existiram na fantasia e imaginaria do povo da floresta. Essas lendas buscavam explicar os fatos de acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais que existiam entre as pessoas da Amazônia. Conforme o site http://www.infantv.com.br/pirlimpimpim.htm
Em 1982 o escritor Monteiro Lobato comemorava 100 anos e os especiais infantis no horário nobre estavam no seu auge, resultado: a Rede Globo colocou no ar no dia 8 de outubro (perto do dia das crianças) o musical adaptado da história Pirlimpipim, de Lobato, para comemorar. A atração, que foi ao ar na faixa da Sexta Nobre, teve a direção de Augusto César Vannucci.
Zilka Salaberry recitou no especial para homenagear o escritor: "Era uma vez um homem que contava histórias, falando das maravilhas do mundo encantado, que só as crianças podiam ver. Mas esse homem que falava às crianças conseguiu escrever tão bem essas maravilhas que fez todas as pessoas acreditarem nelas. Pelo menos as pessoas cresceram por fora, mas continuavam sendo crianças em seus corações.
Embasada nessas informações a exposição da performance ou evento acontecerá na casa de leitura padre Mario no bairro segundo distrito, que será realizado por mim Eunice sobrinho, onde contará com o público especialmente de crianças e adolescentes das proximidades do bairro.
JUSTIFICATIVA
Analisando o espaço de cultural, pude identificar a falta de interesse pelo o atrativo regional de lendas, encontrado no próprio espaço de cultural local. E entendo essa necessidade considerei necessário estimular com apresentação de performance artística para chama a tenção do público.Pois conforme ELEONORA FABIÃO (9/7/2009) em sua entrevista definir performance é possível, “a performance em perspectiva histórica e relativizar sua origem ao invés de buscar defini-la ou enquadrá-la teoricamente”.E as crianças conhecem essas historinhas apenas na TV, esquecendo que tudo começou pela floresta onde vivemos aqui em nossa região.
OBJETIVOS
Fazer com que as crianças e adolescentes conheçam as lendas folclórico da região, como patrimônios históricos e culturais, pelo qual eles fazem parte através de suas culturas, por meio das intervenções artísticas.
Objetivo Específico
• Despertar no público de crianças e adolescentes interesses pela cultura local;
• Apresentar uma performance artística relacionada a cultural regional;
• Identificar na performance artística a comunicação educacional.
Material imagético
A partir de analises das imagens dos personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo do programa da TV globo, pude imaginar novas criações de performances, voltado para o contexto teatral abordando as lendas da região principalmente a caracterização do o saci Pererê, por ser simples e fácil de identificar. O Saci da nova versão do Sítio do Pica-pau Amarelo interpretado por Izak Dahora. O Ator tinha um dublê, que era sem perna. Fonte da imagem, http://blogdositiodopicapauamarelo.blogspot.com/2010/11/saci-2001-2006.html
Vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=lGh8iCx7FaI&feature=player_detailpagev. http://www.youtube.com/watch?v=RHe_wnilnXQ&feature=related. http://www.youtube.com/watch?v=koQ_FyAdExw.
Texto teatral
Texto da Tese de Doutorado em Lingüística de Maria do Carmo pereira coelho, as narrações da cultura indígenas da Amazônia; lendas e historias publicada em 2003.
Trilha sonora;
Música- Pirlimpimpim, compositor Jorge Bem, traduzida e adaptada por Raisites.com.
Fotografias
Nesta é a foto do espaço onde irei apresentar minha performance artística, neste espaço já trabalho a um ano com crianças da comunidade, desenvolvendo eventos culturais, se trata de um espaço simples com muita ventilação, iluminação natural,tendo uma parte de madeira outra de alvenaria,com muitas arvores por perto,uma quadra para esporte,dentro da casa de leitura tem acervos de livros com histórias literárias,som,TV, DVD, cadeira,pequenas mesas etc.
Partitura Corporal
No momento da apresentação da performance, vou olhar atenciosamente para o público para identificar a reação dos mesmo,pular com uma só pena para demonstrar como o saci a nada,me movimenta em diversos anglos como se estivesse ansiosa para fazer algo,mexe em objetos que estiver por perto,explicar verbalmente o que o saci pererê gosta de aprontar,mímicas,embora seja preciso fazer alguns movimentos leves em outros tenho que roda e fazer rápido e também por alguns momento só explicar e fica parada.
Figurino meu figurino vai ser carapuça vermelha na cabeça, roupas vermelhas e cachimbo na boca.
Objetos de cena e cenário é o cachimbo, os livros e o espaço da cena, com cadeira, mesas, maquiagem, suportes para os livros que é o acervo de livros com lendas,uma pequena decoração com papeis crepom verdes para retratar a natureza.
Iluminação
A iluminação vai ser a luz natural porque a performance vai ser apresentada a tarde e A Luz do sol esta refletindo sobre o ambiente,pode ser analisada na imagem acima retratada.
Fontes de pesquisas
Orientações do tutor Constantino no fórum de duvidas.
• http://www.youtube.com/watch?v=lGh8iCx7FaI&feature=player_detailpage
• http://www.infantv.com.br/pirlimpimpim.htm
• http://www.recantodasletras.com.br/artigos/1439080
• http://www.escolakids.com/saciperere-1.htm
• Humanidades-Pós Dramático Documento PDF
• Suely Rolnik -Toxicômanos de Identidade:subjetividade em tempo de globalização Documento PDF
• O Ator Compositor Documento PDF
• Gerald Thomas entrevista Paulo Autran Arquivo
• Alessandra Colasanti-A Bailarina de Vermelho Arquivo
• Vito Acconci Arquivo
• Gerald Thomas entrevista Michel Melamed Arquivo
• Yumi Umiumare- Butoh performer Arquivo
• Banal de Alessandra Colassanti Arquivo
• Banal de Alessandra Colassanti-Correio Braziliense Arquivo
• Melati Suryodarmo-Butterdance-Imperdível! Arquivo
•
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
Projeto TV vai a rua da Eunice
Universidade Aberta do Brasil - UAB
Universidade de Brasília - UNB
Instituto de Artes - IdA
Licenciatura em Artes Cênicas
Disciplina: Tecnologias contemporâneas na escola 3
Professor: Christus Nóbrega
Professor presencial: Maria Itamar
Tutora: Claudia Gomes da silva Babinski
Aluna: Eunice sobrinho, Aldemira Gonçalves, Claudio Galeno e jecson Junior
MEMORIAL DESCRITIVO |
O valor da Arte postal |
Eunice sobrinho, Aldemira Gonçalves, Cláudio Galeno e Jecson Júnior. |
O objetivo deste trabalho foi apresentar aos alunos a importância que ainda existem no meio tecnológico chamado correio, mesmo sabendo das facilidades que o mundo tecnológico oferece, como por exemplo, as comunicações por meio da internet, etc. Nosso público alvo foi alunos de 5° e 8° serie da escola Eliziário Távora, (participantes do programa EJA) tendo em media um público alvo de 60 alunos, na qual foi realizada na escola Eliziário Távora no dia 30 de setembro de 2010 tanto para os alunos da escola quanto da comunidade. Neste trabalho utilizamos como materiais para confecção, tais como: cartolina, pincel, tesoura, lápis, retroprojetor, notebooks, câmera fotográficas, desenhos representativos das artes postais. Tivemos como colaboradora para registrar documentando nosso evento a Tutora Maria Itamar Isídio, que fez a parte de vídeo e de fotos, e também contribuindo com os primeiros passos na referida instituição. Trabalhar com este projeto foi uma experiência de muito valor, pois, em momento algum pensávamos em atrair a atenção de tantas pessoas com o trabalho que em nossa visão até o momento era apenas uma exposição de acadêmicos e ao desenvolver do trabalho podemos perceber que a comunidade teve um olhar muito critico para as criações artísticas independente de qualquer tema abordado, tendo em vista que fomos bem recebidos e valorizados, tanto pela o publico como a coordenação da escola, inclusive a equipe pedagógica pediu para que cedêssemos os materiais utilizados na exposição que serem apresentados aos alunos que não puderam está presente no momento da exposição. O interessante deste evento foi que cada grupo teve a oportunidade de falar de seus trabalhos e complementar os temas de outros colegas, tal coisa que não tínhamos em mente, mas que acabou sendo bem dinâmico. Com todo este processo foi possível identificar que a exposição atuou como grande fator em nossa cidade, pois, percebemos a valorização da liberdade social e artística, juntando assim a vontade de aprender mais sobre tais assuntos, e sendo interpretada de forma influente em nossas vidas, e assim tendo como uma nova visão para todos nós, principalmente para os alunos com relação a tecnologia e seus efeitos, devido aos seus pontos críticos percebemos o interesse dos mesmos em conhecer este mundo novo que ainda não se importavam, mas que querendo ou não fazem parte da nossa sociedade. Aldemira: http://bloggsilva.blogspot.com/ |
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
Minhas artes postais
Universidade Aberta do Brasil - UAB
Universidade de Brasília - UNB
Instituto de Artes - IdA
Licenciatura em Artes Cênicas
Disciplina: Tecnologias contemporâneas na escola 3
Professora: Christus Nóbrega
Tutora: Claudia Gomes da silva Babinski
Aluna: Eunice Sobrinho do Nascimento
Atividade: Arte postal
Universidade de Brasília - UNB
Instituto de Artes - IdA
Licenciatura em Artes Cênicas
Disciplina: Tecnologias contemporâneas na escola 3
Professora: Christus Nóbrega
Tutora: Claudia Gomes da silva Babinski
Aluna: Eunice Sobrinho do Nascimento
Atividade: Arte postal
Após fazer as leituras dos materiais disponibilizado desta unidade três e experimentar na pratica utilizar a dinâmica da arte postal usando os correios, percebi que esta forma de fazer comunicação é bem interessante, principalmente porque nos possibilitar passar informações para determinadas pessoas que preferir com diversos textos, podendo ser por meio da escrita, pintura, colagens, etc.
Segundo o texto da semana arte postal de Fabiane Pianowski “A necessidade de comunicação do homem criou o correio, a data exata deste fato é desconhecida (Ibirico, 2001a), sabe-se, porém, que a arte de escrever cartas tem uma história de mais de 4000 anos, quando os sumérios escreveram as primeiras correspondências (Veras, 2001). O correio se desenvolveu a partir da invenção do papel que era mais leve e de fácil manejo (Ibirico, 2001b). A popularização deste serviço, no entanto, se deu no século XV, quando se permitiu o transporte de envios privados. O primeiro monopólio de correios, “Tour y Tassis”, surgiu em 1520, e até 1867 controlava todos os correios europeus, apesar de sofrer intervenção do Estado.
Ainda não tinha me dado conta desta importância ate conhecer de fator o valor desta comunicação, mas nesta semana tive o privilegio de conhecer a importância e o sentimento que uma pequena arte pode fazer em nossas vidas, quando recebi minhas artes fiquei tão emocionada que sentir vontade de gritar, mesmo sabendo que qualquer hora isso poderia acontecer, porque estava a visada, porem não tinha idéia de quem seria o remetente, hoje estou muito feliz e cada uma dessas artes tem um significado para me, pois já havia recebido muita correspondência pelo os correios, só que foram apenas cobranças e hoje esta história mudor, mesmo com tanta tecnologia que existir. Portanto aqui esta minha artes postais que recebi.
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
Fotonovela
Universidade Aberta do Brasil – UAB
Universidade Nacional do Brasília – UnB.
Pólo: Cedup
Disciplina: Tecnologias Contemporâneas na Escola 3
Tutor a distancia: Claudia
Tutor presencial: Maria Itamar Isídio
TEA: 6
Ficha Técnica
Fotonovela: Diálogo Político
Título Original: Política
Atores: Aldemira Gonçalves, Eunice Sobrinho, Claudio Galeno, Luciene Freitas, Rafaela Santos e Tania Maria
Ano: 2010.
País: Brasil
Sinopse: A história conta sobre a realidade política, onde muitas pessoas vendem seu voto em troca de benefícios pessoais.

Universidade Nacional do Brasília – UnB.
Pólo: Cedup
Disciplina: Tecnologias Contemporâneas na Escola 3
Tutor a distancia: Claudia
Tutor presencial: Maria Itamar Isídio
TEA: 6
Ficha Técnica
Fotonovela: Diálogo Político
Título Original: Política
Atores: Aldemira Gonçalves, Eunice Sobrinho, Claudio Galeno, Luciene Freitas, Rafaela Santos e Tania Maria
Ano: 2010.
País: Brasil
Sinopse: A história conta sobre a realidade política, onde muitas pessoas vendem seu voto em troca de benefícios pessoais.


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